Série ‘Palcos Musicais’ abre temporada 2014
O pianista londrinense Marco Antonio de Almeida abre a programação do ano. Serão 14 concertos musicais, entre março e dezembro
A programação de concertos da Série Palcos Musicais 2014 já está pronta. A abertura oficial acontece dia 26 de março, às 20h30, no teatro Crystal Palace, com a apresentação do pianista londrinense Marco Antonio de Almeida. Ao todo, serão realizados 14 concertos, com apresentações mensais, de março a dezembro. Este ano, data que em Londrina comemora 80 anos, o projeto pretende realizar concertos de música erudita e instrumental, para um público estimado de 4.500 pessoas, contribuindo para a projeção cultural da cidade.
De acordo com a diretora artística da série, Irina Ratcheva, para este ano, a novidade é a realização da Mostra de Violão, que pela primeira vez integra a programação do Palcos Musicais. Segundo ela, a mostra vai oferecer aos jovens músicos, um espaço de performance, para impulsionar suas carreiras. O evento traz quatro vencedores da primeira edição sul-americana do VI Concurso Internacional de Violão J. S. Bach, organizado em parceria entre Japão e Alemanha, além do conceituado violonista brasileiro Fábio Zanon. A mostra tem previsão de acontecer no dia 22 de abril, às 19h30, na capela da Catedral Metropolitana de Londrina.
Outras formações inéditas da temporada são o trio de dois violoncelos e gaita; conjunto de cinco contrabaixos; duo de violino e violão; duo de violão/guitarra e baixo acústico, além de formações de piano solo erudito; piano solo de música instrumental e jazz; trio de piano e cordas; viola e piano e violão solo, entre outras. Alguns concertos serão abertos ao público e outros serão cobrados, com o benefício de meia entrada para alguns grupos.
Irina ressaltou que a Série Palcos Musicais 2014 tem como objetivo o fortalecimento da difusão da cultura musical na cidade de Londrina e a democratização do acesso da população aos seus concertos, além de abrir oportunidades para os músicos londrinenses. “O projeto dará prosseguimento à tarefa de facilitar o acesso de estudantes e jovens aos concertos e ativar novos circuitos estratégicos e intercâmbios para a cidade”, disse.
Mostra de Música de Câmara
A mostra de Música de Câmara também já tem programação para o ano. Serão sete apresentações, realizadas entre os meses de março e dezembro, nos espaços do Teatro Crystal e da capela Catedral Metropolitana de Londrina. Os destaques serão as obras da música universal para cordas, desde o século 17 até o século 21, além de apresentar grandes compositores brasileiros. A data da abertura da mostra ainda não foi confirmada.
A diretora artística da mostra, Irina Ratcheva, destacou que este ano, apesar da renovação e inovação do repertório, vão ser apresentados grandes clássicos, como os Divertimentos de Mozart, os Concertos Grossos de Coreili e Haendel e peças da época do romantismo.
A temporada também vai homenagear dois nomes de importância histórica na música nacional, Cesar Guerra-Peixe e Alberto Nepomuceno, os quais serão homenageados na abertura. O projeto traz, ainda, dois nomes consagrados da música de concerto – a soprano brasileira, Adriane Queiroz, e o músico instrumentista e gaitista, José Staneck – que se apresentam pela primeira vez ao lado da orquestra, interpretando obras consagradas do repertório brasileiro e universal.
A Série Palcos Musicais e a Mostra de Música da Câmara integram os projetos estratégicos referentes às atividades que serão desenvolvidas em comemoração aos 80 anos de Londrina, com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) da Secretaria Municipal de Cultura. Eles fazem parte dos projetos de variadas áreas da cultura que receberão quase R$ 800 mil do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Culturais (Feproc).
Fotos: Divulgação




