Termos de cooperação do Promic 2014 são assinados

Projetos receberão R$ 3,5 milhões do Programa; aniversário de 80 anos da cidade terá destaque na programação
Os projetos selecionados pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) receberam hoje (26), em uma solenidade no gabinete do prefeito, os termos de cooperação que representam a parceria entre os produtores culturais e a Prefeitura de Londrina. No total são cinco diferentes programas. Os projetos culturais receberão o fomento em março, para desenvolver as atividades culturais na cidade. O orçamento é de R$ 3,5 milhões. Um dos destaques deste ano é a programação especial de comemoração dos 80 anos da cidade.
O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, recebeu os contemplados pelo Promic para a solenidade. “É um dia de alegria. Não só comemoramos como também agradecemos muito a todos, pois mesmo com o contingenciamento do ano passado, trabalharam muito e mantiveram a produção cultural da nossa cidade em alto nível em 2013. Hoje conseguimos equilibrar as contas e aumentar os investimentos na cultura. Só no Promic são 38% a mais de recursos investidos que serão executados em relação ao ano passado.”
Kireeff reforçou a posição do governo de fortalecimento da cultura. “Uma cidade melhor passa pela valorização da cultura. Assumimos o compromisso com o Conselho Municipal de Cultura de sempre avançarmos, e é para isso que estamos trabalhando. O poder público precisa não só investir na produção, como também consumir e distribuir a cultura, ampliando assim o público que a vivencia diretamente. Somos uma cidade cultural nacionalmente reconhecida e precisamos valorizar isso.”
A secretária de Cultura, Solange Batigliana, lembrou que o Promic completa 10 anos em 2014. “É uma história muito bonita. Fizemos questão de nos reunirmos, pela primeira vez nesses 10 anos, para a entrega dos protocolos de cooperação. A Prefeitura nos permite executar o que estabelecemos nas Políticas Públicas de Cultura, e com um trabalho conjunto, articulado, vamos crescer cada vez mais. Tenho certeza que será um grande ano para cultura.”
A vereadora Elza Correia comentou sobre sua ligação com a cultura. “Sempre fui uma grande defensora de investimentos na cultura. Não há construção de pessoas e, consequentemente, sociedades melhores sem a cultura. Tenho uma forte ligação com a área, já fui atriz e diretora de teatro. Temos que lutar sempre para buscar recursos e fazer a diferença. Temos que olhar para a cultura sabendo que uma cidade com muitas atividades culturais é uma cidade diferente, melhor.”
Gustavo Garcia representou quatro projetos na solenidade, ele é representante da Usina Cultural. “Já recebemos o recurso há anos. O Promic sempre nos permite dar continuidade a esse trabalho e dá tranquilidade para planejarmos o calendário do ano todo. Esse recurso é importantíssimo para a manutenção da produção cultural na cidade.”
Fotos: Luiz Jacobs




