Encontro do Programa de Preparação à Aposentadoria aborda o empreendedorismo
A atividade desta quarta-feira (16) trará uma feira formada por servidores aposentados que possuem seus pequenos negócios

Nesta quarta-feira (16), o auditório da Prefeitura de Londrina recebe mais um encontro do Programa de Preparação à Aposentadoria (PPA) de 2023. Das 8h às 12h, a sexta reunião do ano trará o tema Empreendedorismo, com relatos de servidores municipais aposentados e que são empreendedores. Os participantes também vão poder aproveitar uma feira, no auditório da Prefeitura, com diversos produtos comercializados por seus colegas. O auditório da Prefeitura fica localizado na Avenida Duque de Caxias, 635, segundo andar.
O Programa de Preparação à Aposentadoria é coordenado pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), e realiza encontros mensais com os servidores que estão prestes a se aposentar para auxiliar nessa transição, bem como os que se aposentaram no ano anterior. As atividades incluem palestras com orientações sobre legislação referente à aposentadoria, cuidados com a saúde e o processo de envelhecimento, adaptações diante da mudança na rotina diária, entre outros tópicos.
A assistente social da SMRH, Marcelle Diorio, que integra a equipe coordenadora do PPA, explicou que o objetivo da reunião desta quarta-feira (16) é apresentar o empreendedorismo ao servidor que está se aposentando, ou é um recém-aposentado. “Queremos despertar neles um olhar, como uma das possíveis atividades a desenvolverem nessa nova etapa da vida. Incentivando essa reflexão, através dos relatos queremos indicar opções de atividades que podem realizar em seu tempo livre, se assim o desejarem”, contou.

Além dos relatos com experiências de empreendedores, haverá uma feira durante o encontro do PPA 2023, para que os participantes possam conhecer os pequenos negócios e adquirir produtos. Entre as opções, estarão produtores de suculentas, bolos, peças de artesanato e itens diversos, todos produzidos e comercializados por participantes do PPA ou servidores que se aposentaram em anos anteriores.
Entre os expositores, estará a professora Leila Cavinato Porto Gransoti, que se aposentou em outubro de 2021, após 28 anos de carreira. Ela contou que, apesar de nunca ter feito um curso na área, ingressou na costura criativa como um hobbie, atraindo os clientes sem muitas pretensões. Inicialmente, fazia as peças durante seu tempo livre e, hoje, esta é sua ocupação principal.
A artesã produz vários itens de tecido, como bonecas, bolsas, nécessaire, naninhas, sacolas, mochilas, lixeiras para carro, além de bordados em guardanapos, pelúcias e outras peças delicadas. Seu principal canal de vendas é a página no Instagram, @leilinharteira. “Minha filha criou essa página, ela tira e posta as fotos do que faço e os interessados em comprar fazem contato comigo ali. E essa fase de aposentadoria está sendo muito boa, sem horários fixos. Criar as peças e receber elogios, além de gerar uma renda extra, contribui muito para o meu bem-estar. É o que me motiva a estar sempre feliz, ocupada e sem ver a hora passar”, comentou.

Gransoti, que participou do PPA em anos anteriores, considera o programa essencial para a adaptação ao ritmo pós-aposentadoria. “Foi participando do PPA que me senti mais motivada a continuar com a costura criativa, acreditando que poderia começar uma nova fase da vida fazendo o que gosto e tendo outra fonte de renda. O PPA me ensinou a cuidar de mim mesma em primeiro lugar, tanto na saúde física como mental. Comecei a praticar atividades físicas, a pensar mais no lado financeiro e aprendi a fazer investimentos. Essa preparação é muito importante, pois o que nos passam ali ajuda a manter a qualidade de vida durante a aposentadoria”, elencou.
Este será o sexto encontro do PPA 2023, com uma média de 25 pessoas presentes em cada reunião.