Representantes de dez municípios debatem universo de moradores de rua
Participantes solicitam implantação de serviço regionalizado de atendimento à população em situação de rua
Representantes de dez municípios da região se reuniram, hoje (6), para trocar experiências sobre os desafios e serviços prestados às populações em situação de rua. A iniciativa para o encontro partiu da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Uma demanda apresentada pelo grupo é a implantação de um serviço regionalizado de atendimento à população em situação de rua.
A secretária de Assistência Social, Télcia Lamônica, disse que a reunião foi muito produtiva para o conhecimento das diferentes realidades dos municípios participantes. Ela destacou, ainda, que nem mesmo as particularidades de cada cidade, como contingentes populacionais, ou mesmo a oferta e demanda de atendimento às populações em situação de rua, afasta a semelhança dos desafios dos municípios.
“Os desafios são semelhantes e passam pela necessária integração das políticas públicas, pelo enfrentamento das situações de uso crônico do álcool e uso abusivo de outras drogas, assim como pela estruturação de serviços e equipes especializadas no atendimento a esse público específico”, observou a secretária.
Os participantes estruturaram um grupo permanente de trabalho e agendaram para o dia 8 de maio um evento que terá a participação da diretora de Proteção Social Especial do Ministério do Desenvolvimento Social, Telma Maranho, e da diretora de Proteção Social da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Elenice Malzoni.
Além de Londrina, participaram da reunião representantes de Apucarana, Arapongas, Assaí, Cambé, Ibiporã, Maringá, Rolândia, Sertanópolis e Tamarana.
Foto: Luiz Jacobs