Defesa Civil acompanha simulado de incêndio em shopping da zona sul de Londrina
Ação serve como treinamento para que as equipes de brigadistas possam revisar protocolos de atendimento em caso de necessidade
A Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), colaborou para a realização de mais um simulado de combate a incêndio em um shopping localizado na região sul da cidade na manhã de quinta-feira (17).
Durante a ação, que durou pouco mais de uma hora, os bombeiros civis, juntamente com as demais equipes de apoio do estabelecimento, se depararam com um cenário de incêndio em uma das salas de cinema, que estava lotada. Ao todo, cinco vítimas foram resgatadas, das quais duas estavam em estado grave.
Após a atividade, todos os órgãos envolvidos, juntamente com a equipe técnica do shopping, reuniram-se para trocar ideias sobre pontos que devem ser observados. O objetivo do encontro foi aumentar ainda mais a qualidade do atendimento, a fim de preparar as equipes para atuarem da melhor maneira em uma situação real.
Fernanda Trombaco, superintendente do Catuai Shopping Londrina, avaliou positivamente o desempenho da atividade. “O treinamento foi um sucesso, graças ao empenho de todos os envolvidos. Tanto nossa equipe interna de brigadistas e bombeiros civis quanto as corporações que participaram, como a Defesa Civil, deram o melhor para que os atendimentos e as ações se desdobrassem da melhor forma. Estamos gratos pelo esforço de todos”, concluiu.
Em ações como essas, as equipes têm a oportunidade de trabalhar de forma integrada a fim de aprimorar as técnicas para que possam atuar em casos reais de crises, entre outros problemas que possam ocorrer.
A simulação contou com a participação da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), entre outros parceiros. Todos os participantes da simulação integram o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) da região metropolitana de Londrina, movimento que reúne empresas privadas e o poder público em favor do aumento da segurança das operações.