Cidadão

Agosto Dourado divulga orientações e cuidados para uma amamentação saudável

A campanha promove encontros nas UBSs para gestantes e puérperas, destacando a importância da amamentação e oferecendo apoio integral, incluindo orientações sobre parto e direitos das gestantes.

As atividades especiais da Secretaria Municipal de Saúde para a campanha Agosto Dourado, que faz incentivo ao direito do aleitamento materno, continuam nos dias 21 e 24 do mês de agosto. Na segunda-feira (21), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Lindóia irá fazer um encontro com gestantes no terceiro trimestre de gestação, para orientação sobre amamentação e visita à Maternidade Municipal Lucilla Ballalai.

A reunião, conduzida pela residente obstétrica Ana Luiza, terá início às 9 horas e ocorrerá na sede da UBS Lindóia, localizada na Avenida das Maritacas, 1.800. O encontro deve contar com a participação de mais de 10 mulheres que estão no terceiro trimestre de gravidez.

Também será oferecido às gestantes ajuda no agendamento de visita à Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, localizada na Avenida Jacob Bartolomeu Minatti, 350. “O incentivo é para que as gestantes conheçam a maternidade, onde terão seu parto, e se sintam mais seguras em relação ao local; vejam os profissionais, como elas são tratadas e onde o bebê será acolhido quando nascer. Tudo é com o intuito de deixar a gestante mais tranquila”, destacou a enfermeira da UBS Lindóia, Genile Ane Tavares.

Itapoã – E na quinta-feira (24), na UBS Itapoã, localizada na Rua Benedito José Theodoro, 258 às 15 horas, também haverá uma ação da campanha Agosto Dourado. São esperadas por volta de 30 mães, entre gestantes e puérperas que estão amamentando.

Cada membro da equipe da UBS fará uma abordagem específica sobre a importância da amamentação. A psicóloga e a educadora física coordenarão uma dinâmica interativa sobre amamentação. Logo em seguida, a residente de odontologia abordará questões relacionadas à deglutição e outros potenciais obstáculos à amamentação. A enfermeira e a nutricionista da UBS Itapoã discutirão os mitos e verdades do aleitamento, enquanto a assistente social encerrará a sessão destacando os direitos das gestantes.

O encontro se encerra com uma conversa sobre o banco de leite do Hospital Universitário (HU), serviços prestados pelo hospital e também o incentivo da doação de leite materno para crianças que estão internadas na UTI, além da doação de brindes e coffee break.

Texto: Rebeca Vernillo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos