Programa Saúde na Escola é desenvolvido em Londrina
São atividades de saúde dentro das unidades escolares; participantes se reúnem para definir calendário deste ano
As secretarias municipais de Educação e Saúde implantaram em julho de 2013 o Programa Saúde na Escola, que proporciona o diálogo e o desenvolvimento das atividades de forma conjunta. São 42 unidades escolares que participam do Programa. Nesta quinta-feira (13) haverá uma reunião com os diretores das unidades escolares participantes para serem dados os encaminhamentos das ações que serão desenvolvidas em 2014.
A gerente de Educação Infantil, Ludmila de Medeiros, explicou como funciona o Programa. “O Saúde na Escola é um pacto firmado entre Educação e Saúde para desenvolver ações e promover a aproximação dessas duas áreas. O Governo Federal estabelece uma série de medidas e objetivos e juntos trabalhamos para alcançá-los. A Saúde entra, literalmente, na escola, seja com capacitação dos profissionais, seja com exames nas crianças.”
Ludmila avaliou positivamente os seis primeiros meses de programa. “Nós tivemos uma resposta muito positiva dos participantes, não só pelas ações, como também pelos vínculos que se formaram. Hoje os diretores conhecem os responsáveis pelas Unidades Básicas de Saúde, e com esse contato, já podem trocar ideias e juntos desenvolver atividades em prol da comunidade.”
Programa Saúde na Escola
O Programa Saúde na Escola é um programa do Governo Federal que instituí uma política intersetorial da Saúde e da Educação voltada às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira em prol de promover saúde e educação integral. As ações foram expandidas para os centros de educação infantil e pré-escolas.
A articulação entre escola e Rede Básica de Saúde é base do Programa que se torna uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.