Dia do Bibliotecário é comemorado com palestras
Evento é voltado para estudantes, professores e profissionais da área; ao final das palestras os participantes que solicitarem vão receber certificados
A Secretaria Municipal de Cultura e o Sistema de Bibliotecas Públicas do Município de Londrina celebram o Dia do Bibliotecário, nesta quarta-feira (12), com rodada de seis palestras. O evento será no Teatro Zaqueu de Melo, localizado na avenida Rio de Janeiro, 413, às 19h. As palestras terão temas voltados para seu público-alvo, que são os bibliotecários, professores e alunos de biblioteconomia. A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia. Ao final das palestras os participantes que solicitarem vão receber certificados.
De acordo com a coordenadora de atendimento, programação e extensão da Biblioteca Pública Municipal de Londrina, Ana Cristina Mischiati, as atribuições do profissional bibliotecário frente às novas tecnologias e a apresentação do mapeamento dos locais de atuação do profissional bibliotecário no Paraná estão entre os temas que serão abordados nas palestras. Outras temáticas serão as questões salariais destes profissionais, a formação acadêmica e o sistema de bibliotecas públicas do município, incluindo o número de bibliotecas que compõem o sistema.
Entre os palestrantes está a diretora do Sistema de Bibliotecas Públicas do Município de Londrina, a bibliotecária Rosangela Maria Rocha de Mello; a professora da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Marília/SP, doutora Marta Lígia Pomim Valentim; Claudio Shimoyama, do Instituto Datacenso; presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 9ª Região Curitiba/Pr, Marta Sienna; coordenadora do colegiado de biblioteconomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), professora doutora Adriana Rosecler Alcará e a diretora e vice-presidente do Sindicato dos Bibliotecários do Estado do Paran (Sindib), Maria Rosa Davin.
Dia do Bibliotecário
No Brasil o Dia do Bibliotecário foi instituído pelo Decreto nº 84.631 de 12 de abril de 1980, mas é comemorado em todo o território nacional no dia 12 de março, data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta, Manuel Bastos Tigre. Engenheiro e bibliotecário por vocação, ele nasceu em 1882. Formou-se em Engenharia em 1906 e resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade nos Estados Unidos. Lá conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o sistema de classificação décima. Esse encontro foi decisivo em sua vida, porque em 1915, aos 33 anos, largou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia.
Foto: Luiz Jacobs