Ônibus rápido será realidade dentro do prazo, garante Kireeff
Dados do projeto, que é ousado, foram apresentados hoje à imprensa, parlamentares, vereadores e lideranças locais
Ao assinar, hoje (13), o empréstimo de R$ 124,7 milhões junto a Caixa Econômica Federal para a implantação, em Londrina, dos projetos de mobilidade urbana e sistema BRT, o prefeito Alexandre kireeff fez uma exposição sobre o alcance social, tecnológico e econômico da obra.
“São R$ 19 milhões da contrapartida da Prefeitura mais os R$ 124 milhões financiados junto à Caixa. É um conjunto de R$ 143 milhões investidos em mobilidade urbana, que transformarão completamente a forma como o transporte coletivo funciona em Londrina, integrando-o através de ônibus, ciclovias, ciclofaixas e ciclo-rotas. Isso é trabalhar em favor da coletividade e não em favor das soluções individuais. O BRT Londrina é um aprimoramento em relação ao modelo de Curitiba, onde foram implementadas soluções de tecnologia e controle de semáforos. Agora, temos que finalizar o detalhamento técnico do projeto para abrir o edital de licitação e finalizarmos no prazo de 12 meses. Para, assim, iniciarmos as obras e depois de 36 meses concluí-las”, esclareceu o prefeito.
O superintendente da Caixa Econômica Federal, Elcio de Lara, falou a respeito da importância do projeto para o desenvolvimento da cidade. “Esse projeto é um importante investimento do governo federal, através do PAC 2, do Programa de Mobilidade Urbana, e para Londrina vai representar a melhoria no transporte coletivo. É um importante investimento na ordem de R$ 124 milhões para investir no sistema BRT e que vai nortear o crescimento do Município nos próximos anos. “É um financiamento com recursos do Fundo de Garantia, portanto, são recursos do trabalhador brasileiro. É um empréstimo por 240 meses, ou seja, 20 anos para o retorno aos cofres públicos e permitirá, então, com taxas de juros muito baixas, o investimento necessário para o Município.”
Durante a solenidade, a senadora Gleisi Hoffmann lembrou as reuniões para escolha do projeto BRT de Londrina e parabenizou o esforço do prefeito e sua equipe. “Esse projeto foi selecionado em março do ano passado, quando lançamos o Projeto de Mobilidade para Médias Cidades e eu tive o prazer de participar de algumas reuniões desse processo com o Comitê Gestor do PAC. O governo federal selecionou as iniciativas levando em consideração os projetos que beneficiassem o transporte público coletivo e não individual. Foi um projeto que nós ficamos muito felizes em avaliar e selecionar. Quero parabenizar o empenho do prefeito e da equipe, porque realmente foi muito rápido. Não é fácil fazer projetos. É muito complexo, principalmente, um projeto dessa natureza. Essa parceria é importante, porque consolida a vontade de fazer as coisas acontecerem.”
A diretora de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Luisa Gomide, explicou que o programa PAC – 2 para Médias Cidades, no qual o BRT será financiado, já atendeu cerca de 50 cidades com população acima de 250 mil habitantes e abaixo de 700 mil, nas quais o governo federal deu apoio financeiro de quase R$ 30 bilhões em projetos para o sistema de transporte coletivo.“A ideia é apoiar projetos como este que temos aqui. A expectativa é que a gente melhore sempre e que leve a importância da implantação do transporte coletivo como a melhor forma de deslocamento das pessoas nos grandes centros urbanos. Esperamos que daqui a 36 meses possamos presenciar a inauguração dessa obra, e que ela sirva como uma quebra de paradigmas, onde as pessoas possam se deslocar através dos meios de transporte coletivo para construirmos uma cidade cada vez melhor.”
Antes da cerimônia de assinatura, o prefeito e arquitetos do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Londrina (IPPUL) apresentaram dados do projeto, sua abrangência e benefícios. O evento contou com a presença dos deputados federais André Vargas, Alex Canziani e Angelo Vanhoni, do deputado estadual Enio Verri, de vereadores, secretários municipais e outros convidados.
Fotos: N.Com