Destaques

Cadastro de novos alunos do P4 para 2024 começa nesta sexta-feira (1°)

Ação é voltada às crianças nascidas de 01/04/2019 a 31/03/2020, e que vão ingressar na rede municipal no próximo ano letivo

A partir desta sexta-feira (1°), a Secretaria Municipal de Educação (SME) recebe o cadastro de crianças que vão ingressar nas turmas de P4 em 2024. Os pais ou responsáveis de crianças nascidas entre 01/04/2019 e 31/03/2020, e que não estão matriculadas na rede municipal de ensino, devem acessar o site www.londrina.pr.gov.br/matriculas e preencher o formulário.

Foto: Reprodução/SME

Na plataforma, será preciso informar o número da Certidão de Nascimento ou número de inscrição do Registro Nacional Migratório (para estrangeiros), mais o CPF do responsável e telefone para contato. Também é necessário ter um comprovante de endereço, para que a criança seja direcionada à unidade escolar mais próxima de sua residência.

O cadastro on-line ficará disponível até o dia 30 de setembro. E, no final de outubro, as escolas farão o contato para agendar a pré-matrícula. Caso as famílias não façam o cadastro dentro do prazo, e queiram que a criança estude na rede municipal, deverão aguardar o início do ano letivo em 2024 para proceder com a matrícula.

De acordo com a Constituição Federal, a educação básica é obrigatória para a faixa etária dos 4 aos 17 anos. Por isso, o cadastro deve incluir não só as crianças que, atualmente, estão na rede privada, como também aquelas que ainda não frequentam escolas ou creches.

A estimativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) é que 2 mil crianças sejam cadastradas, para que em 2024 a rede tenha, aproximadamente, 5.200 alunos matriculados no P4.

A diretora Administrativa e de Planejamento da SME, Rosana Daliner Acosta Marchese, explicou que as crianças que fizeram reserva na Central de Vagas da Educação Infantil para serem inseridas neste ano em turmas do C3, e que ainda não foram atendidas, não precisam passar pelo cadastro. “Já estamos contando com essas crianças, pois utilizaremos os dados informados pelos pais na Central e Vagas. Dessa forma, o cadastro deve ser feito para aqueles que estão fora da escola ou que, atualmente, estão na rede privada e vão migrar para a municipal”, destacou.

Rematrícula – Os alunos que já estão matriculados nos Centros de Educação Infantil municipais ou conveniados (filantrópicos) terão a rematrícula automática. As unidades vão encaminhar um link (ou QR Code) para que as famílias atualizem os dados cadastrais.

Caso a unidade municipal oferte o ano escolar subsequente em 2024, os estudantes seguirão automaticamente na mesma unidade. Mas, se a unidade onde o aluno está matriculado neste ano não oferece a série seguinte para o ano que vem, haverá encaminhamento automático para outra unidade escolar, de acordo com georreferenciamento.

Para essas situações, o responsável receberá da unidade escolar um documento informando para qual unidade a criança foi direcionada. A efetivação da matrícula deve ser feita pelos pais ou responsáveis na unidade escolar indicada, no período de 30 de outubro a 24 de novembro.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos