Cidadão

Saúde realiza prevenção ao Câncer de Colo de Útero

Londrinenses que desejam realizar exame clínico nas UBS devem agendar horário; no sábado passado foram realizadas 684 coletas de material para exames

Para chamar a atenção das londrinenses de 25 a 74 anos de idade sobre a importância de realizar  o preventivo de câncer de colo de útero e o exame clínico das mamas, a Secretaria Municipal de Saúde realizará neste sábado (29), das 8h às 14h, a segunda etapa da 1ª Campanha Municipal de Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama. Os exames serão intensificados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das regiões norte, leste e central da cidade.

As mulheres que desejarem realizar os exames devem comparecer pessoalmente ou encaminhar um representante para o agendamento de horário na UBS mais próxima de sua residência. Desde o sábado passado, a Secretaria de Saúde tem intensificado a realização dos exames preventivos de câncer de colo de útero, clínico das mamas e a solicitação de mamografia, de acordo com as faixas etárias preconizadas. Somente no sábado (22), foram realizadas 684 coletas para os exames nas unidades de saúde das regiões sul, oeste e na zona rural.

Para a coordenadora de Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde, Lilian de Fátima Nellessen, o número foi abaixo do esperado, pois muitas mulheres que agendaram o horário não compareceram para realizar o exame. “É importante que as mulheres procurem as UBS para fazer os exames, porque quando há o agendamento e o não comparecimento, prejudica o atendimento, pois temos uma logística de trabalho e recursos médico-hospitalares que são pedidos e deixam de ser utilizados. Além disso, quando a mulher faz o exame e detecta a doença no útero, durante a fase inicial, há quase 100% de chances de cura. No caso do câncer de mama, não há prevenção, mas sim a detecção precoce que também garante mais chances de cura.”

O público-alvo para o exame preventivo são as mulheres de 25 a 74 anos de idade. Já para a realização do exame clínico das mamas e mamografia o público é de 50 a 69 anos. Para o câncer de colo do útero há prevenção através do exame Papanicolau, no câncer de mama é preciso alcançar a detecção precoce através do autoexame e exame clínico das mamas e a mamografia. O câncer provocou, no Brasil, a morte de 13.225 mulheres no ano de 2011, segundo dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). Para o ano de 2014, estima-se 57.120 novos casos da doença, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos