Prefeitura sedia Semana do Microempreendedor Individual
Sala do empreendedor, no saguão da Prefeitura, recebe palestras e profissionais para auxiliar empreendedores na entrega da declaração anual
A partir da próxima segunda-feira (31) equipes do Sebrae estarão atendendo e orientando microempreendedores individuais (aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 60 mil) e incentivando novas formalizações na sala do Empreendedor no saguão da Prefeitura de Londrina. O evento vai até 4 de abril e acontece em todo o Brasil. A programação completa da Semana do Microempreendedor Individual, pode ser acessada no site www.sebraepr.com.br/semanamei. O trabalho é uma parceria do Sebrae/Londrina e Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel).
Neste ano, o evento comemora os cinco anos da figura jurídica do microempreendedor individual, instituída por lei em 2009. Por essa razão, o foco do evento é capacitar os empreendedores para melhorar a competitividade dos negócios. Serão realizadas palestras explicativas sobre como criar modelos de negócios, orientações sobre finanças, planejamento e marketing. Os atendimentos serão realizados das 12 às 18 horas.
Além dos atendimentos serão ministradas quatro oficinas com os temas “Sei vender”, “Sei comprar”, “Sei planejar” e “Sei controlar o meu dinheiro”. Todas as capacitações terão duas edições que serão promovidas na Prefeitura das 14 às 17 horas e no escritório do Sebrae, que fica na Avenida Santos Dumont, 1.335, das 19 às 22 horas de 1º até 4 de abril.
Declaração anual
Um ‘mutirão’ formado por consultores do Sebrae vai auxiliar os empreendedores que ainda não fizeram a declaração anual do Simples Nacional. O prazo para a entrega do documento é 31 de maio. Para fazer a declaração, é preciso ter em mãos o certificado de condição de microempreendedor individual, os relatórios de receita bruta, preenchidos e referentes ao exercício de 2013, com as notas fiscais e extratos do cartão de crédito anexos a esses relatórios.
Os microempreendedores que estão inadimplentes também receberão auxílio para emitir as guias de recolhimento e regularizar os impostos. Ao formalizar sua atividade, o microempreendedor individual ganha vantagens empresariais, como a de emitir nota fiscal e melhores linhas de acesso ao crédito, e a proteção da Previdência Social, com direito à aposentadoria por idade, por invalidez, salário-maternidade e auxílio-doença.
Com informações da assessoria do Sebrae
Foto: Divulgação