Destaques

Guarda Municipal participa de curso do Denarc

Guarda Municipal participa de curso do Denarc

Objetivo é que todos os 332 guardas municipais sejam capacitados; segunda etapa será ministrada no auditório da Infraero, nos dias 25 e 26 de abril 

 

Para capacitar os guardas municipais de Londrina e policiais militares que atuam na cidade sobre a educação e prevenção às drogas, dois agentes da Polícia Civil que fazem parte da Divisão Estadual de Narcóticos (DENARC) ministraram um curso de capacitação continuada aos profissionais de segurança pública ontem (25) e hoje (26), no auditório da Unopar. A próxima capacitação será ministrada no auditório da Infraero, nos dias 25 e 26 de abril.

Guarda Municipal participa de curso do DenarcNesta primeira fase, participaram das aulas 40 guardas municipais e cinco policiais militares do Corpo de Bombeiros. De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Social, a intenção é que todos os 332 GMs participem desta capacitação. Além deles, a secretaria convidou também guardas municipais de Arapongas e Apucarana.

Durante as aulas, os alunos aprenderam sobre a classificação das drogas, abuso e dependência, prejuízo social causado por elas e os variados tipos, as vias de administração, os padrões de consumo, os efeitos farmacológicos e psicológicos e aqueles gerados pelo uso crônico, além das complicações sociais e as formas de tratamento aos dependentes.

O gerente de Convênios, Projetos e Parcerias da Secretaria Municipal de Defesa Social, Marco Aurélio Pavan, explicou o foco das aulas é entender como a droga funciona no organismo do usuário, para que os órgãos de segurança pública realizem ações de prevenção, através da educação, e melhores estratégias de abordagem aos dependentes.

Pavan ressaltou que são muitas as razões que levam uma pessoa a utilizar álcool, tabaco e outras drogas, que podem estar ligadas à história e características de cada indivíduo e aos fatores de risco como a curiosidade, por exemplo. “A dependência química deve ser vista como uma doença bio-psico-social e, por isso, a abordagem do problema deve incluir elementos biológicos, psicológicos e sociais.”

Segundo o guarda municipal e supervisor de ensino, Cleverson Gomes Casado, “para a Guarda Municipal é de extrema importância participar da capacitação, porque tem muitas substâncias químicas que não são de conhecimentos dos GMs e esse curso vem esclarecer muita coisa como, por exemplo, como fazer a identificação da droga e efetuar a apreensão.”

A Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e UNOPAR apoiam a iniciativa.

 

Foto: N.com

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos