Londrina debate bicicleta como meio de transporte
Evento será sexta-feira (28), às 19h, na sede da OAB, com a participação de técnicos do Ippul
Em tempos de BRT é natural o destaque da temática mobilidade urbana bem como os desafios que a envolvem. Nesse sentido, o uso da bicicleta como meio de transporte, ganha interesse cada vez maior. O assunto será discutido na próxima sexta-feira, 28, às 19 horas, na sede da OAB. O tema será “A bicicleta como meio de transporte – Buscando justiça e equilíbrio na distribuição do espaço público”.
Da programação do evento consta apresentação sobre a experiência vivenciada em Copenhague, capital da Dinamarca. Para isso, por meio de fotografias, o arquiteto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), Carlos Augusto da Silva, irá expor particularidades existentes na capital nórdica como, por exemplo, a obrigatoriedade de que os táxis possuam suporte para carregar no mínimo duas bicicletas.
Silva frisou que a disseminação da utilização da bicicleta como veículo de transporte funciona também como gancho para conexões necessárias com o universo dos pedestres, dos veículos automotores e demais atores que compartilham o espaço público. “As soluções estão intrinsecamente ligadas”, observou.
No rol dos participantes, além do arquiteto do Ippul, estão confirmados os coordenadores geral e jurídico da CicloIguaçu, Goura Nataraj e Rodolfo Jaruga, respectivamente; a presidente do Ippul, Ignes Dequech; o secretário estadual do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida; o professor de design da UFPR, Ken Ono Fonseca; e o advogado José Luiz Pascual.
O evento é uma realização da Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e com a Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu).
Foto: N.Com