LEC feminino busca o título estadual de futebol sub-17 contra o Toledo fora de casa
Tubarão era líder e estava mais perto do troféu, mas perdeu o 1º lugar com a eliminação do Guarapuava por abandono do torneio; time agora precisa golear o Toledo por 6 gols para erguer a taça

O time feminino do Londrina Esporte Clube (LEC) entra em campo neste domingo (3), às 15h30, contra o Toledo, no Estádio 14 de Dezembro, pela última e decisiva rodada do Campeonato Paranaense Sub-17. Precisando de uma vitória por seis gols de diferença para levantar o troféu de campeão, o Tubarão treina e se prepara para tentar alcançar um triunfo histórico, superando as adversidades. As adversárias já não têm mais chances de título e cumprirão tabela.
Por conta de rodadas anteriores anuladas pela Federação Paranaense de Futebol (FPF), o time londrinense, até então mais perto do título, perdeu a liderança do estadual, bem como o saldo de gols considerável que tinha de vantagem para o 2º colocado, o Imperial, de Curitiba, que agora assumiu a liderança.
O panorama para o Alviceleste mudou, repentinamente, após o último fim de semana. Na rodada passada, a penúltima do torneio, o Tubarão viajou para enfrentar o Madeirit, de Guarapuava, no domingo (27), e chegou ao gramado uniformizado e pronto para jogar. Mas, o time adversário não compareceu ao próprio estádio com número suficiente de jogadoras e perdeu por W.O com placar de 3 a 0. Como a equipe já havia perdido um outro jogo por motivo de desistência, acabou sendo eliminada da competição – postura considerada como abandono, após reincidência, conforme o regulamento da FPF.
Com a eliminação, todos os resultados envolvendo o time de Guarapuava foram anulados do Paranaense 2023, zerando da tabela os pontos e gols marcados, como se as partidas não tivessem sido realizadas. A goleada esmagadora de 18 a 0 para o Londrina, no primeiro jogo entre as equipes, a maior do campeonato, por exemplo, deixou de ter validade, assim como todas as vitórias dos outros clubes sobre o Madeirit, que saiu zerado em pontos.

Após as mudanças, o Tubarão, que liderava o estadual Sub-17 com 12 pontos e 19 gols de saldo, caiu para o 2º lugar, agora somando 6 pontos e 5 de saldo. Já o Imperial, da capital Curitiba, foi favorecido pela alteração e assumiu a liderança, com 9 pontos e 4 gols de saldo. O campeonato é disputado em sistema de pontos corridos. O Imperial, que jogaria contra o Madeirit Guarapuava na rodada derradeira deste domingo (3), agora aguarda o resultado do Londrina.
Segundo o técnico do Londrina, Johnny Gonçalves, a situação do time agora ficou muito complicada na última rodada. Indignado, ele considera lamentável, triste e revoltante o rumo que o campeonato tomou. “É uma vergonha para o futebol feminino essa situação toda, acaba tirando o brilho de um campeonato bonito e que vinha sendo bem disputado. Atrapalha uma modalidade que vem crescendo no Brasil e conquistando seu espaço. Tínhamos amplas chances de conquistar o campeonato, estávamos com plenas condições, e agora, infelizmente, fomos prejudicados e se tornou um desafio gigantesco. Mas, não vamos baixar a cabeça e nem desistir, continuamos treinando e tentaremos a vitória contra o Toledo, brigando até o final para fazer o placar e buscar o título”, afirmou.
Gonçalves disse ainda não compreender o ocorrido na última rodada. “Desde que trabalho com o futebol, eu nunca vi algo assim, um time não entrar em campo no próprio estádio em um jogo de categorias de base, sabendo que o regulamento do torneio previa a eliminação em caso de reincidência. O time deles havia viajado para Londrina para nos enfrentar anteriormente. O regulamento foi cumprido, mas, pelo contexto todo, é muito estranho o que aconteceu. Nossa vitória contra elas, por 18 a 0, acabou não valendo de nada, e nesse último jogo, que terminou em W.O., nós poderíamos ter construído novamente uma vitória por ampla goleada, que nos aproximaria ainda mais do título. É realmente inacreditável”, concluiu o treinador.
A trajetória do LEC no Paranaense Sub-17 tem retrospecto de quatro vitórias em cinco jogos. Os resultados positivos foram contra o Imperial (2 a 1), Toledo (3 a 2) e Madeirit – 18 a 0, e depois 3 a 0 (W.O.). A única derrota foi para o Imperial, na capital, por 3 a 2.
O sistema de disputa do Paranaense 2023 da modalidade consiste em jogos de turno e returno entre as quatro equipes participantes, que formam um grupo único no sistema de pontos corridos. Ao todo, são seis partidas para cada time, sendo campeão aquele que somar mais pontos. Em 2022, o Toledo faturou o título da primeira edição do campeonato.