Destaques

Profissionais iniciam especialização do Ministério da Saúde

Servidores participam de especializações da Saúde

Servidores da 17ª Regional de Saúde serão especialistas por meio de parceria firmada entre Hospital Sírio-Libanês e Ministério da Saúde

Na manhã de hoje (2), os 108 profissionais da área da saúde, que fazem parte da 17ª Regional de Saúde, iniciaram as aulas das três especializações. Desse número de profissionais, 65 são servidores da rede municipal de saúde. Os cursos  serão ministrados em Londrina através da parceria firmada entre o Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa e o Ministério da Saúde, através Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). A solenidade oficial foi realizada no auditório da Unopar – Campus Piza.

Serão ministrados, até dezembro deste ano, três especializações, sendo uma em Gestão da Clínica; outra em Regulação em Saúde no SUS e outra em Educação na Saúde para Preceptores do SUS. Haverá atividades semipresenciais e carga horária total de 360 horas.

Durante a solenidade o secretário de Saúde, Mohamad El Kadri, disse que espera que outras iniciativas como esta sejam desenvolvidas pelo Ministério da Saúde em Londrina. “Gostaria de congratular o Ministério da Saúde por ter firmado esta parceria com o Sírio-Libanês. Este é um momento muito importante para o crescimento dos nossos profissionais, para que eles possam dar um atendimento melhor no SUS. Esperamos que outras iniciativas como esta sejam realizadas aqui.”

O gestor de aprendizagem do Hospital Sírio-Libanês, Adalberto Rosa, explicou que a iniciativa teve início em Aula inauguralagosto do ano passado, quando foram recebidas as necessidades dos gestores municipais e deu-se início ao treinamento de 10 facilitadores que vão ajudar no desenvolvimento dos cursos em Londrina. “Formamos um grupo gestor local de pessoas que nos ajudaram e foram fundamentais para que pudéssemos desenvolver esse curso aqui. O Sírio Libanês viabiliza os cursos, mas tudo isto é verba pública que temos que aproveitar da melhor maneira possível. Tivemos 143 pessoas inscritas, e há uma lista de espera de interessados de 35 pessoas.”  

A secretária municipal de Saúde de Cambé e presidente do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde, Maria de Brito Lo Sarzi, lembrou que “esses cursos são importantes para os profissionais que estão se especializando, mas são mais importantes ainda para o atendimento à população, porque os conhecimentos serão levados lá para a ponta.”

Estas especializações qualificarão a mão de obra dos funcionários que exercem diariamente o atendimento ao SUS. São apoiadores das especializações o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de Instituições de Ensino Superior do país.  

Fotos: N.Com

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos