Prefeitura inaugura Terminal da Zona Oeste
O novo terminal tem 2.452,45 m² de área construída e capacidade para abrigar 14 coletivos estacionados ao mesmo tempo
O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, entrega na próxima segunda-feira, dia 14, as obras do Terminal da Zona Oeste. A cerimônia de inauguração começa às 9h e vai contar com a presença do presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Carlos Geirinhas e outras autoridades municipais. Com a entrega da obra a Companhia assume o gerenciamento do terminal onde vão operar 15 linhas, algumas delas novas e outras com itinerário adaptado.
O novo terminal aumenta o leque de atendimento da cidade, mas representa principalmente uma mudança no conceito de mobilidade urbana em Londrina. Ele possibilita a implantação das “linhas interbairros” que vem para facilitar a vida de quem precisa se deslocar de uma região para outra da cidade. Também chamadas de linhas perimetrais, elas vão permitir, por exemplo, que o passageiro vá do Residencial Vista Bela, localizado na região norte, até a UEL, na região oeste ou, do conjunto São Lourenço, na região sul, até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Sabará, na região oeste, sem a necessidade de passar pelo centro da cidade.
Após a divulgação das novas linhas, usuários do transporte coletivo vão poder contribuir apresentando sugestões de mudanças nos itinerários, pelo telefone 3379-7951 ou no endereço www.tcgrandelondrina.com.br.
A obra
Localizado na avenida Leste-Oeste, próximo à rotatória com a avenida Universo, o Terminal da Zona Oeste deve atender inicialmente cerca de 20 mil usuários. A obra é uma contrapartida da empresa Grande Londrina, prevista no contrato de concessão do sistema de transporte. O novo terminal tem 2.452,45 m² de área construída e capacidade para abrigar 14 coletivos estacionados ao mesmo tempo.
Projetada visando a segurança e a acessibilidade dos passageiros, a obra conta com banheiros adaptados, rampas de acesso e piso tátil. Duas faixas elevadas foram construídas nos dois sentidos da avenida Leste-Oeste, para minimizar os riscos de acidentes.
Dentro do Terminal, duas salas vão abrigar a parte administrativa e de fiscalização de transporte. Lixeiras ecológicas, instaladas em toda a extensão da plataforma, vão possibilitar que os usuários descartem o lixo separadamente, de acordo com o tipo do resíduo. A água da chuva, através de um sistema de cisternas, será captada e reaproveitada na lavagem do piso.
Dica: Um detalhe que chama atenção na obra é o fraldário. Diferente do que acontece em muitos lugares, onde o espaço fica quase sempre anexo ao banheiro feminino, o fraldário do novo terminal é unissex, para que também os pais possam trocar os bebês.
Texto: Assessoria de Comunicação da CMTU – Célia Baroni
Fotos: N.Com