Projeto Toda Quinta Tem História lança a programação de setembro
Nesse mês, o projeto leva a narrativa “O Fantástico Arroz de Filomena” às bibliotecas de Londrina; atividades são gratuitas e abertas à comunidade

Nesta quinta-feira (14), às 9h30, a Biblioteca Ramal Vila Nova (Rua Purus, 45, Vila Nova) receberá o projeto “Toda Quinta tem História”. Durante o evento, a professora Renata Suzue Ogata encantará os alunos da Escola IPC Educação Fundamental e Infantil Pré-Escolas com a narração do livro “O Fantástico Arroz de Filomena”, escrito por Maurilo Andreas e sua filha, Sophia Comelli.
Além da sessão da manhã, na parte da tarde, às 14h30, a ação será realizada na Biblioteca Pública Infantil de Londrina (Praça 1º de Maio, 110, em frente à Concha Acústica), com os alunos do Colégio Estadual José de Anchieta. Ambas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade.
Maurilo Andreas, renomado escritor mineiro, é autor de 11 livros infantis e o criador do projeto “Autores do Futuro”. Este projeto visa promover a criação colaborativa de obras literárias com crianças em situação de vulnerabilidade, fortalecendo sua autoestima, habilidades de comunicação e a capacidade de avaliar a qualidade dos textos produzidos.
Renata é professora da rede municipal de ensino de Londrina, e atualmente desenvolve as atividades de contação de histórias junto à Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura. Ela explicou que a escolha do livro se deve à sua história fantástica. “A protagonista é uma mulher desprezada, de aparência fora dos padrões, e por isso ridicularizada até que a mágica acontece. Porém, não é a mágica de ficar linda nos ‘padrões Barbie’ num piscar de olhos, mas sim a mágica do talento dela de fazer comidinhas maravilhosas”, destacou.
A professora enfatizou que as escolhas dos livros do projeto têm base em curadorias especializadas, com o compromisso de ampliar os repertórios culturais com o que de melhor se produz no campo infantojuvenil. Nas sessões, Renata faz uso de recursos cênicos como bonecos teatrais de pano, feitos por ela para sensibilizar e dar ainda mais vida à história contada para as crianças.
Toda Quinta tem História – O projeto “Toda Quinta tem História” existe desde 2017 e foi concebido pela Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) com base em uma iniciativa da Biblioteca Infantil. As ações têm o objetivo de enriquecer o repertório do público de todas as idades, desde bebês até jovens e adultos.
Por meio das histórias cuidadosamente escolhidas por especialistas, favorecendo as heranças culturais brasileiras, o público passa a frequentar mais as bibliotecas, motivado pela magia do mundo da leitura. É um momento de ouvir histórias, participar delas e criar linhas de afetos por meio da literatura. A iniciativa recebe o apoio de voluntários, convidados e funcionários que conduzem sessões de narração de histórias para crianças em todas as bibliotecas públicas municipais de Londrina.