Cidadão

CMTU divulga atrações musicais do Dia Mundial sem Carro

Em oito horas de programação, seis grupos de estilos variados subirão ao palco do evento para embalar o público no dia 23 de setembro

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) definiu a programação musical do Dia Mundial sem Carro, evento com atrações para toda a família que promete movimentar a avenida Higienópolis, na área central de Londrina, no próximo dia 23 de setembro. A escalação dos shows que irão compor o palco principal da festa ocorreu por meio de chamamento público realizado em agosto, quando bandas e artistas de gêneros musicais variados puderam manifestar interesse em se apresentar gratuitamente durante a celebração.

Localizada na altura do cruzamento com a rua Tupi, a estrutura para realização dos espetáculos terá dimensões de até 10 m² x 6 m² e contará com sonorização completa para evento de médio porte. Ao longo de oito horas de programação, seis grupos musicais subirão ao palco para performances de 45 minutos, com meia hora de intervalo entre elas para a montagem de instrumentos.

De acordo com o gerente de comunicação da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, além de embalar o público com opções musicais para gostos distintos, os shows servirão como vitrine para músicos independentes que, muitas vezes, não encontram lugar no circuito comercial da cidade. “A intenção é incentivar o que é da nossa terra, para que a população conheça e valorize as expressões culturais produzidas por aqui”, afirmou.

Foto: divulgação

Programação – O início das apresentações será precedido, às 9h, de abertura ecumênica com líderes e representantes de diversas religiões, entre eles candomblecistas, islamitas, evangélicos, católicos, kardecistas e praticantes da Fé bahá’í. A abertura do line-up será às 10h, quando a banda Dominus – formada por oito alunos da escola de música londrinense de mesmo nome – passeará por clássicos do pop, do rock e da música popular brasileira (MPB).

Às 11h15, integrantes da Orquestra de Choro, fundada por estudantes de música da Universidade Estadual de Londrina (UEL), presentearão o público com canções ícones do gênero musical instrumental nascido no Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX.  Explorando elementos como improvisação e práticas de conjunto, a apresentação levará ao palco duas flautas, violão, pandeiro e cavaquinho.

Na sequência, às 12h30, o Coletivo Black Divas / Black Singers, que, em agosto, recebeu do prefeito Marcelo Belinati o título de utilidade pública, subirá ao palco para executar seu repertório de música soul. Entre as obras escolhidas para a apresentação estão letras que incentivam o protagonismo das mulheres negras e pedem a erradicação do racismo e da pobreza.

Sandra Aguillera, uma das representantes do conjunto, adiantou que o show trará nomes consagrados da música negra nacional e internacional, como Elza Soares, Alcione, Fat Family, Whitney Houston e Alicia Keys. “Costumamos dizer que música soul a gente canta com a alma, então nossa proposta é revisitar o legado das divas negras com muita originalidade, de um jeito só nosso”, explicou.

Na sequência, às 13H45, será a vez d’Os Últimos Cães da Terra agitarem o evento com o seu rock de garagem cru e despretensioso. Formado no município em meados de 2013, o grupo possui canções originais que, com certo toque de humor e ironia, versam sobre os desacertos do cotidiano.

O penúltimo show do evento será comandando pela banda Cevada, constituída em 2021 e composta por amigos de infância que residiam na zona leste de Londrina. Com voz, baixo, guitarra e bateria, o trio promete agradar os espectadores com sucessos de Jimi Hendrix, The White Stripes, Ramones, Beatles, entre outros.

Na estrada há 20 anos, banda Eletroímãs Catalíticos fará estreia no evento às 16h15. Foto: Divulgação

O encerramento dos espetáculos será com o groove-jazz da Eletroímãs Catalíticos, grupo cuja formação completa inclui bateria, percussão, guitarras, piano elétrico, contrabaixo e saxofone. Surgida em Londrina há 20 anos, a banda nasceu da paixão pela improvisação e pelo groove instrumental, unindo elementos de blues, jazz e funk em composições próprias.

O guitarrista da banda, Martim Fernandes, disse ter boa expectativa para o dia do evento. Ele elogiou a iniciativa de ocupar espaços públicos com cultura e música, e lembrou que é interessante para todo mundo que a cidade ofereça opções gratuitas de lazer e diversão. “Esperamos que a celebração seja um sucesso e que, talvez, tenha edições ainda mais frequentes”, sugeriu.

Para Carlos Scalassara, um dos membros do Conselho da Higienópolis, que reúne proprietários e locatários de imóveis instalados na via, o Dia Mundial sem Carro humaniza a cidade, valoriza o Centro e pode ainda ser comparado a um piquenique. Segundo ele, a analogia decorre das possibilidades vislumbradas nos dois exemplos.

“São oportunidades em que as pessoas se juntam despretensiosamente, ao ar livre, para momentos de comunhão e contemplação. Nos dois casos, é possível observar a arborização, as calçadas, as fachadas dos prédios, o canteiro da via. Sem falar nas relações que se estabelecem nesse processo, nos diálogos que surgem. Numa sociedade cada vez mais digitalizada, a integração entre os cidadãos é de extrema necessidade”, avaliou Scalassara.

Palco dois – Além da estrutura principal, que receberá as seis atrações musicais da festa, o Dia Mundial sem Carro contará também com um palco secundário, localizado no cruzamento da avenida Higienópolis com a rua Pará. Às 10h45, se apresentará no local a banda do 2º Colégio Militar do Paraná. Às 13h15, será a vez dos tambores festivos do grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko movimentarem a plataforma.

Na sequência, a partir das 14h30, o espaço terá uma aula aberta de kangoo jump, modalidade de exercício físico que utiliza botas especiais com molas e propõe a queima de até 800 calorias em uma hora de atividade. Já às 16h alunos da escola de dança Seven Hachi exibirão uma apresentação de hip hop. No decorrer da próxima semana, novas atrações serão confirmadas para espaço.

Evento – O Dia Mundial Sem Carro é uma data internacional celebrada em 22 de setembro, quando diversas cidades ao redor do mundo promovem ações de conscientização sobre os problemas causados pelo uso excessivo dos veículos, como poluição do ar, congestionamentos e acidentes de trânsito.

Em Londrina, as comemorações vão acontecer no dia 23, um sábado, de forma a contemplar as pessoas que não poderiam comparecer na sexta-feira. A festa será realizada na avenida Higienópolis, das 9h às 17h. A via estará interditada nos dois sentidos de circulação, entre as ruas Sergipe e Alagoas, com uma série de atrações. A programação inclui apresentações musicais, atividade física, prestação de serviço, recreação para as crianças, praça de alimentação, exposições, artesanato, atividades formativas, entre outras ações.

Texto atualizado em 19 de setembro de 2023, às 13h45

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos