Ação com pedestres no Terminal Central marca sequência da Semana de Trânsito em Londrina
Atividade educativa será realizada segunda-feira (18), nas dependências do local e em ônibus do transporte coletivo
Nesta segunda-feira (18), data que marca o início oficial da Semana de Trânsito em todo o país, uma ação com pedestres buscará alertar sobre a importância do uso das faixas de segurança em Londrina. Realizada pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), a atividade terá início a partir das 8h30, quando agentes e estagiários de artes cênicas – lotados na coordenadoria de Educação do órgão – visitarão as instalações do Terminal Central para interagir com os passageiros.
Durante a oportunidade, as pessoas abordadas receberão orientações sobre os locais corretos e as formas mais adequadas de travessia, tanto no interior dos terminais de integração do transporte coletivo como nas vias da área urbana. Além de dicas de segurança, o público receberá materiais informativos e poderá participar de dinâmicas com o intuito de descontrair e estimular mudanças de comportamento no cotidiano das ruas.
O gerente de Comunicação da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, explicou que as abordagens vão acontecer nos corredores e plataformas do Terminal Central, bem como dentro dos ônibus que circulam na linha 505 – Expresso Vivi Xavier, responsável por ligar a zona norte à área central da cidade.
Segundo Ribeiro, a escolha da linha se deu em razão da ausência de paradas durante os deslocamentos. “As viagens da 505 duram, em média, 17 minutos. Os passageiros entram num terminal e descem em outro, sem embarques e desembarques pelo caminho. Optamos pela dinâmica dos coletivos porque, nas ruas, geralmente esse momento de conscientização dura pouco, apenas o tempo em que o indivíduo aguarda para cruzar a via”, detalhou.
Segundo o artigo 214 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não parar para pedestre ou veículo não motorizado é caracterizado como infração. Quando a prática ocorre sobre a faixa de segurança, um local específico de passagem, a natureza da falta é gravíssima, com multa de R$ 293,47 e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já se o ato ocorre em lugares não sinalizados, o responsável fica sujeito à autuação classificada como grave, no valor de R$ 195,23, com cinco pontos descontados no prontuário do condutor.
Outras ações – As atividades da Semana Nacional de Trânsito terão continuidade, na terça-feira (19), também a partir das 8h30, com pontos de bloqueio em vias do Centro. Na ocasião, motociclistas serão parados e receberão instruções acerca da importância do uso e da correta colocação do capacete de segurança. “O foco da ação foi definido após a constatação de que muitos pilotos, em casos de acidentes, sofreram lesões graves em decorrência da utilização equivocada do item de segurança”, contou Ribeiro.
Conscientização – Instituída pelo CTB em 1997, a Semana Nacional de Trânsito teve o seu início antecipado no município, em 14 de setembro. A largada nas ações foi marcada por uma blitz contra o excesso de velocidade, promovida pela CMTU em parceria com a Guarda Municipal (GM), polícias Militar (PM), Rodoviária Estadual (PRE) e Federal (PRF).
O calendário educativo persegue, por meio da conscientização de condutores, passageiros, ciclistas, motociclistas e pedestres, a construção de um dia a dia mais pacífico e humanizado nas vias. Com o tema, “No trânsito, escolha a vida”, o zelo pelos mais vulneráveis, a pacificação do tráfego, a acessibilidade e sustentabilidade são ideias centrais associadas à Semana.