Prefeitura inaugura em sua sede administrativa um bicicletário para toda comunidade
O novo espaço fica localizado ao lado da Praça de Atendimento da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação

Desde terça-feira (19), o prédio administrativo da Prefeitura de Londrina passou a contar com um bicicletário, com oito vagas. O novo espaço destinado às bicicletas está situado em uma área coberta, ao lado da Praça de Atendimento da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, no piso térreo. Além dos servidores que atuam na sede administrativa da Prefeitura, toda comunidade poderá utilizar o bicicletário.

O secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, explicou que o novo bicicletário é uma ação de incentivo para os servidores, e aos cidadãos que vêm para a Prefeitura, utilizarem a bicicleta como meio de transporte sustentável. “Estamos vivendo um calor excessivo que resulta da mudança climática, e cada um de nós tem que fazer sua parte. Essa é uma ação de apoio a essas pessoas que já utilizam a bicicleta como meio de transporte, mas também para incentivar outras pessoas que eventualmente não vinham para a Prefeitura de bicicleta, seja cidadão ou seja servidor”, declarou.

Ciclista, o coordenador do Programa Compra Londrina, Marcelo Frazão, utiliza sua bicicleta para vir até a Prefeitura todos os dias. Ele explicou que, antes, o espaço ficava junto com o estacionamento de veículos, em uma área aberta, mas agora o bicicletário fica em local coberto e livre de intempéries. “O bicicletário ficava lá fora, junto com os carros, mas agora passou a ser aqui no prédio. Isso passa um recado importante, que as bikes são bem-vindas e têm um acesso privilegiado”, contou.
Outro servidor municipal que utiliza sua bicicleta para chegar ao trabalho é o técnico de gestão pública, Rodolfo Lansoni, a quem duas pessoas já comentaram que, devido ao novo bicicletário, pretendem começar a vir de bicicleta para a Prefeitura.
Lansoni contou que o principal motivo que o fez aderir a esse veículo são os benefícios para a saúde. “Eu preciso fazer exercício aeróbico, então aproveito o trajeto de vir de casa até aqui e, enquanto isso ganho saúde, com uma atividade cardiovascular. Outro motivo é que gera uma economia, posso vir de carro e gastar com combustível ou posso vir de bicicleta e aproveitar esses dois pontos, que para mim são muito relevantes”, explicou.
A telefonista Lívia Sperandio Gomes já pedalava muito antes de tornar-se servidora da Prefeitura, há dez anos. “Uso bicicleta primeiro porque eu adoro pedalar e, segundo, para economizar com transporte. O espaço novo deve incentivar mais pessoas a virem de bike”, disse.
Texto: Rebeca Vernillo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.