Prefeito anuncia fórum para debater CMTU
Reformas na CMTU são a primeira fase de uma ampla reforma administrativa
O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, anunciou hoje (9) em seu gabinete, a criação de um fórum para debater a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), nominado “A CMTU que queremos”. O fórum já tem um cronograma definido que inclui três audiências públicas com início no dia 19 próximo e a entrega da proposta final ao prefeito, no dia 26 de junho.
Kireeff ressaltou que o objetivo é promover uma discussão ampla sobre todos os aspectos da CMTU. “Trataremos da forma como a Companhia se organiza e da sua natureza jurídica. Vamos tratar da CMTU como um todo, de forma transparente e democrática, envolvendo todos os setores da comunidade. “A organização do Fórum será conduzida por um grupo de trabalho formado pela Prefeitura, Câmara de Vereadores, Fórum Desenvolve Londrina, CMTU e Sindiurban- sindicato que representa os funcionários da Companhia.
O prefeito explicou como foi pensada a dinâmica de trabalho. “O desenho que temos para esse trabalho tem três eixos: a definição de quais são as funções e atribuições da CMTU; a avaliação da estrutura administrativa e funcional da Companhia visando seu aperfeiçoamento; e, em terceiro, avaliar a sua natureza jurídica; vantagens e desvantagens. Hoje ela é uma empresa de economia mista, vamos avaliar se é mais vantajoso mantê-la neste formato.”
Com esse fórum, Kireeff busca envolver toda a comunidade na busca das soluções. “Não temos uma receita pronta, mas acreditamos que seja um passo definitivo para construirmos uma CMTU organizada administrativa e financeiramente para que ela possa prestar os serviços tão necessários à população. O caminho para isso passa pela discussão. É um primeiro passo para uma reestruturação administrativa que iremos fazer.”
O presidente da CMTU, Carlos Alberto Geirinhas, parabenizou o prefeito pela iniciativa. “Diagnosticamos as fragilidades da Companhia e a necessidade de promover mudanças. A decisão do prefeito de ampliar as discussões através do Fórum evidencia, mais uma vez, seu compromisso com a transparência , priorizando a participação da comunidade nas definições de mudanças. Parabenizo o prefeito pela visão e iniciativa, e reafirmo meu compromisso de continuar contribuindo com todo o processo.”
O grupo de trabalho que vai coordenar os debates vai ser formado por cinco integrantes indicados pelos membros da organização do Fórum. Já o relator, responsável por organizar o resultado dos debates e pela produção do relatório, é indicado pelo prefeito. O relatório será a base para a elaboração da proposta final.
Estiveram presentes no anúncio do “Fórum a CMTU que queremos” os vereadores Professor Fabinho (PPS), Elza Correia(PMDB), Lenir de Assis (PT),Vilson Bittencourt (PSL), representantes dos vereadores Mario Takahashi (PV) e Sandra Graça (SDD), o presidente do Fórum Desenvolve Londrina, Charles Vezozzo, o presidente da CMTU, Carlos Geirinhas, secretários municipais, o presidente do Sindiurbano, Valdir Mestriner e outras autoridades.
Cronograma:
08/05 – Anúncio do Fórum de discussões; assinatura dos decretos nomeando o relator do Fórum e do Grupo de Trabalho encarregado da elaboração da proposta
19/05 – 1º Dia de discussões – auditório da ACIL, 19 h
26/05 – 2º Dia de discussões – auditório do Sincoval, 19 h
02/06 – 3º Dia de discussões – auditório as ACIL, 19h
09/06 – Entrega do relatório
23/06 – Entrega da proposta ao prefeito
Fotos: Luiz Jacobs