Destaques

Prefeitura entrega projetos para construção de escola integral

Unidade será construída no Residencial Vista Bela; previsão é atender de 800 a 900 alunos no ensino integral

Unidade será construída no Residencial Vista Bela; previsão é atender de 800 a 900 alunos no ensino integral

 

A Secretaria Municipal de Educação entregou ao Governo Federal os projetos arquitetônicos e complementares para dar sequência à busca de recursos para a construção da segunda escola em tempo integral de Londrina, no residencial Vista Bela. A unidade escolar terá proposta pedagógica diferenciada, 30 salas e ainda pretende atender de 800 a 900 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, que hoje são atendidos em 27 escolas de outros bairros. O espaço também vai dispor de um anfiteatro, salas de oficina e quadra coberta. O recurso destinado para a construção será do governo federal.

Os projetos foram cadastrados no Programa de Ações Articuladas (PAR), do Ministério da Educação (MEC). O próximo passo será a analise dos projetos e dos custos para a liberação dos recursos para a construção. A secretária de Educação, Janet Thomas, disse que o prazo para o governo analisar o projeto é de um ano, mas que os esforços estão voltados para que isso seja feito em menos tempo, para que se possa dar continuidade ao projeto, com a abertura de licitação para construção da obra. Após a aprovação dos recursos, a intenção da Prefeitura é começar a construção em 2015.

Uma escola diferente

A secretária destacou que, em termos de estrutura física, esta será a melhor escola de Londrina. Um dos diferenciais está no conceito de escola: totalmente voltada para as demandas do ensino integral, com as estruturas necessárias para isso. Um exemplo é a construção de salas de oficinas, importantes no ensino integral. Outro diferencial, segundo Janet, é que trata-se de um projeto que contempla ações sociais dentro do espaço da escola. “Ao invés da criança ir para a aula de manhã e para o Projeto Viva a Vida à tarde – projeto da assistência social para atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e/ou risco social – o Viva Vida já se incluiria na estrutura da escola”, explicou.

Além disso, a escola vai trabalhar com a integração de políticas públicas, pois diversas secretarias/órgãos vão trabalhar em conjunto no mesmo espaço, como a Secretaria de Mulher, trabalhando com as mães dentro da escola, a Fundação de Esportes de Londrina (Fel), a Secretaria de Cultura e Secretaria de Assistência Social. A secretária informou que a vantagem disso é, além de poder contar com esta integração de políticas, otimizar recursos públicos, porque será usada uma única estrutura para atendimentos diferentes. “Não perderíamos alunos no meio do caminho, porque eles já estariam na escola e já ficariam para as atividades. Lá eles terão alimentação, saúde, entre outras coisas”, ressaltou.

Outra vantagem será a economia de transporte, pois hoje a prefeitura transporta 994 alunos do Vista Bela para outras escolas,  em 27 linhas, o que gera uma despesa de R$ 148.397,10 mensais.  Atualmente, não existe escola de ensino fundamental no residencial Vista Bela. No infantil, existe um Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI), que atende 140 crianças, de 4 a 5 anos. Segundo a secretária há a previsão de construção de mais quatro CMEIS no bairro.

 

Foto: Luiz Jacobs

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos