Cidadão

Maior liga de beisebol dos Estados Unidos pretende implantar uma sede em Londrina

Intercâmbio entre os dois países visa formar novos profissionais para a difusão do esporte e descobrir novos talentos para o beisebol

Integrantes da Major League Baseball (MLB) e da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (Cbbs) estiveram na Associação Cultural e Esportiva de Londrina (Acel) na manhã desta terça-feira (26), para conhecerem a estrutura do clube e o envolvimento com o treinamento de beisebol. O grupo está conhecendo algumas cidades do país e avaliando o melhor local para montar uma estrutura que desenvolva profissionais e descubra novos talentos para o esporte que é um dos mais populares e praticados nos Estados Unidos.

Foto: David Jônatas_Codel

Representando o prefeito Marcelo Belinati, o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, recepcionou a comitiva com as boas-vindas. Ele comentou sobre pontos fortes da cidade, como a economia, o quanto Londrina se destaca como uma das principais cidades do sul do país em várias frentes, situada estrategicamente entre grandes capitais e também pelo amor do londrinense pelo esporte como um todo.

Canziani disse que o município pode contribuir com essa proposta da Major League. “Precisamos formar educadores físicos que vão atuar na rede pública com conhecimento em beisebol. Pra que esses profissionais possam atuar nessa área dando treinos, fomentando o esporte em Londrina e no Estado”, comentou. Canziani complementou que o esporte precisa entrar na grade curricular do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e de universidades privadas, por exemplo. Londrina é um dos polos de beisebol no Brasil e sedia competições regionais, nacionais e até internacionais de beisebol.

Quem estava acompanhando a comitiva americana era o atleta da seleção brasileira, André Rienzo, primeiro arremessador brasileiro a jogar e a vencer na MLB. Ele estava também como intérprete e explicou a fala de Jhon D’Angelo, diretor de estratégias da Major League sobre o interesse no Brasil, em especial em Londrina. “É a primeira vez que estou no Brasil e gostei muito do que vi aqui. Volto com boa impressão e agora é nos reunirmos e avaliarmos qual a nossa escolha”, declarou. Canziani reforçou que o prefeito Marcelo Belinati vai fazer o possível pra apoiar e transformar Londrina na capital do Beisebol no país.

Foto: David Jônatas_Codel

MLB

A Major League Baseball é a mais importante liga de beisebol do mundo, além de ser a organização desportiva mais antiga dos EUA, desde 1869. É formada por 30 times (29 americanos e 1 canadense) dividido em duas sub-ligas: a American League e a National League.

Estavam presentes os vereadores Eduardo Tominaga e Jairo Tamura; o secretário de Esportes, Marcelo Oguido; o diretor de Atração de Empresas da Codel, Arthur Bergamini; o presidente da Federação Paranaense de Beisebol, Miguel Nishihara; o diretor do departamento de beisebol da Acel, Fábio Kai; o atleta de beisebol, Sulivan Almeida; o representante da Cbbs, Thiago Caldeira; além dos integrantes da comitiva a diretora de operações internacionais, Rebecca Seesel e sua equipe Henry Gonzalez, Jimmy Meyake e Miguel Matos.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos