Destaques

Pessoas com deficiência terão “Dia D” para inserção no mercado de trabalho

No dia 30 de maio o Sine estará atendendo exclusivamente pessoas com deficiência para encaminhá-las às vagas disponíveis no mercado de trabalho

No dia 30 de maio o Sine estará atendendo exclusivamente pessoas com deficiência para encaminhá-las às vagas disponíveis no mercado de trabalho

 

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, junto da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, a Delegacia Regional do Trabalho e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), realizam no dia 30 de maio o “Dia D” para a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Na oportunidade a agência do Sine, na rua Hugo Cabral, 301, estará atendendo com exclusividade as pessoas com deficiência. Uma programação especial está sendo montada para o dia.

De acordo com o assessor de Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência da prefeitura, Almir Escatambulo, cerca de 300 pessoas que tem algum tipo de deficiência estão cadastradas hoje no Sine, mas menos de dez são inseridas mensalmente no mercado. “Traremos as empresas para conhecer as potencialidades de cada tipo de deficiência e o trabalho que cada um pode desenvolver. Muitas vezes as vagas são para algum tipo de trabalho que o deficiente não está capacitado a exercer, enquanto ele tem outros talentos que não estão sendo aproveitados.”

Escatambulo destacou que a procura não é muita porque muitas vezes o deficiente pensa que vai perder o benefício que recebe do governo por conta de ter um emprego, o que não é verdade. “Representantes do INSS estarão esclarecendo as dúvidas dos usuários. Temos que deixar bem claro que o deficiente não perde o benefício, ele fica suspenso enquanto ele está empregado, mas se por ventura ele perder o emprego, volta a receber o benefício. Muitos têm medo de perder esse auxílio permanentemente e acabam recusando propostas de trabalho.”

O assessor informou que já está em contato com as entidades que trabalham com pessoas com deficiência para que elas encaminhem ao Sine o maior número de pessoas que estejam aptas a trabalhar. “Já estamos conversando com as entidades para abrangermos o maior número de pessoas, mas as pessoas que não estão ligadas a alguma entidade e quiserem conhecer as oportunidades também devem ir ao Sine no dia 30. O objetivo é aumentar o cadastro e ocupar as vagas disponíveis.”

Os interessados devem levar carteira de trabalho e documentos pessoais. Quem quiser fazer um pré-contato pode enviar email para emprego@londrina.pr.gov.br, ou ligar para o telefone 3334-2525.

 

Foto ilustrativa: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos