Projetos esportivos envolvem 9.500 londrinenses
Responsáveis pelos 26 projetos esportivos estiveram hoje (15) com o prefeito Kireeff para receber os termos de convênio
O prefeito Alexandre Kireeff recebeu hoje (15) as entidades responsáveis por 26 projetos esportivos, alguns com modalidades já em andamento. São projetos do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE). A diretoria técnica da Fundação de Esportes de Londrina (FEL) prevê o envolvimento de 9.500 londrinenses, numerosos bairros, estabelecimentos escolares e associações. Esses projetos estão criando oportunidades para praticantes de esportes em diversas modalidades, algumas pouco conhecidas como o softbol. É uma iniciativa ousada de integração. No total são quase 20 modalidades; muitas delas desenvolvem suas atividades desde março com recursos do Fundo. A entrega dos termos de convênio foi um ato solene para celebrar os repasses.
Os recursos aprovados para serem repassados até o final do ano são de R$ 2.495.000,00, distribuídos em 26 projetos esportivos de seis programas diferentes: Formação Esportiva da Juventude, Programa de Incentivo ao Esporte Rendimento, Programa de Apoio às Ligas Esportivas Londrinenses, Programa de Esportes para Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais, Programa de Modalidades Alternativas e Programa Esporte Padrão.
Kireeff aumentou o valor no repasse em relação ao ano de 2013. “É com muita felicidade que anuncio esse aumento de 38,8% em relação aos valores repassados no último ano. Fui atleta e sei da importância do esporte enquanto instrumento de transformação social e formação de caráter. Sabemos que é preciso ainda mais, e estamos trabalhando para isso, principalmente enfrentando a corrupção, que é um mal que vinha assolando essa cidade. Não tem atalho para as conquistas, é um caminho de muito trabalho. O esporte vinculado ao processo educacional é uma das nossas prioridades. A FEL tem conquistados avanços inegáveis e queremos avançar cada vez mais.”
O diretor técnico da FEL, Jefferson Del Fraro, acredita no sucesso do projeto e se comprometeu a continuar trabalhando para a melhoria do esporte. “Nós estamos engajados e trabalhando com muito afinco. Vamos fazer o máximo para antecipar o repasse de verbas em 2015, e também para que consigamos manter esse crescimento e, se possível, apresentar um aumento considerável como foi este ano nos valores do repasse.”
O deputado Estadual Ney Leprevost participou da solenidade. “É um privilégio estar aqui. O esporte é educação, é saúde, é vida. Coloco nossa equipe à disposição para que possamos dar todo o respaldo em ações da Prefeitura. Londrina hoje é regida com transparência, honestidade e austeridade. Isso com certeza renderá frutos, inclusive para o esporte.”
O técnico da equipe de atletismo conveniada da FEL, Gilberto Miranda, registrou o agradecimento pelo FEIPE, mas também lembrou da dificuldade histórica encontrada pelas modalidades. “É com alegria que venho aqui hoje, pois é uma data comemorativa para o esporte, que tanto tem sofrido. Com o FEIPE temos a segurança para desenvolvermos nossas atividades até o final do ano. Temos atletas e profissionais reconhecidos internacionalmente pelo bom trabalho desenvolvido em Londrina e isso precisa ser valorizado.”
A FEL prepara ainda mais um edital com os recursos ainda não conveniados do FEIPE. Assim, projetos que não foram aprovados no primeiro edital terão a chance de pleitear novamente os recursos. O documento espera parecer da Procuradoria para ser publicado.
Além de secretários municipais, estavam presentes na solenidade os vereadores Gaúcho Tamarrado e Elza Correia.
Fotos: Luiz Jacobs