Começam em Londrina as finais dos Jogos da Juventude do Paraná
Cerimônia de abertura foi realizada na noite de sexta-feira (29), no Moringão; nesta primeira fase da final, a cidade recebeu cerca de 2,3 mil atletas de todo o estado

Foi dada a largada para a final dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups). Sediada em Londrina, a última etapa do torneio estadual vai reunir na cidade cerca de 2,3 mil jovens atletas neste primeiro fim de semana. E na noite de sexta-feira (29), houve a solenidade de abertura no Ginásio de Esportes Professor Darci Cortez (Moringão), com a presença do prefeito Marcelo Belinati, do presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Marcelo Oguido, e do secretário do Esporte do Paraná, Helio Wirbiski.
Delegações de 83 municípios prestigiaram a cerimônia, e já no início do evento puderam conferir a apresentação do DJ André Marques, seguido da Banda do 2° Colégio da Polícia Militar (CPM) de Londrina. A solenidade também foi marcada pelo acendimento da tocha dos Jogos da Juventude, feita pela atleta do Londrina/FEL/IPEC, Júlia Ribeiro. E o encerramento ficou por conta da dupla sertaneja Mariana e Matheus, com um grande show.

O presidente da Fundação de Esportes de Londrina, Marcelo Oguido, que foi técnico da Seleção Brasileira de Karatê, ficou emocionado com a participação de tantas delegações. “Eu tenho certeza de que muitos de vocês vão se transformar em grandes atletas, e representarão o Brasil nas competições internacionais”, disse Oguido, agradecendo também o apoio dos pais dos atletas. “O esporte é essencial na vida das pessoas. Contribui na formação do caráter, ensina disciplina, coleguismo e abre as portas para muitas oportunidades”, comentou ele.
O prefeito Marcelo Belinati elogiou a organização do evento e agradeceu os participantes. “Londrina é uma cidade acolhedora, que sempre recebe bem as pessoas que a aqui vem morar, passear, visitar. Vocês todos são muito bem vindos e façam disputas leais. É um prazer e uma honra receber todos vocês na nossa cidade”, disse Marcelo Belinati.

Nestes primeiros dois dias da final do Jojups, participam 233 equipes, com disputas ao longo sábado (30) e domingo (1°) para as modalidades de basquete, futsal, ginástica rítmica, handebol, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Representando Londrina, a delegação local na primeira fase da final conta com 181 integrantes, sendo 35 membros da comissão técnica e 144 atletas.
As competições, abertas ao público, serão realizadas em vários pontos da cidade. Entre eles o Ginásio Moringão, Ginásio do Jardim Bandeirantes, Aterro do Lago Igapó, pista de Atletismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Colégio Estadual Polivalente, Colégio Londrinense, Colégio Marista, SESC Centro, e outros.
A 35ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná será retomada nos dias 19 e 21 de outubro, quando vão competir cerca de 2 mil atletas distribuídos entre 187 equipes. Nesses últimos dias de competição, serão definidos os campeões das modalidades de atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, handebol, handebol de praia, tênis, rugby, natação, e voleibol.
A final dos Jogos da Juventude do Paraná é uma realização do Governo do Paraná, via Secretaria de Estado do Esporte, com apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).