Destaques

Secretaria Municipal do Idoso participa de evento nacional sobre longevidade

Ações desenvolvidas pela pasta serão destaque no painel “Programas de atenção e cuidado para a longevidade”, com transmissão on-line

Neste sábado (30), Londrina marca presença na segunda edição do Congresso Nacional de Cuidadores, Cuidados e Longevidade (Conacare). Realizado na cidade de São Paulo, o evento integra a programação da V Longevidade Expo+Fórum 2023 – que reúne mais de 100 empresas expositoras, simpósios, 250 palestrantes e debatedores, oficinas e vivências, além de outras atrações.

Entre esta sexta-feira (29) e domingo (1°), quando é celebrado o Dia Internacional da Pessoa Idosa, são esperadas 10 mil pessoas na Longevidade Expo+Fórum 2023. Parte da programação pode ser acompanhada on-line, através deste link.

Foto: Divulgação

O Conacare tem apoio institucional da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Idoso (SMI). A secretária da pasta, Andrea Ramondini Danelon, será uma palestrantes, no painel sobre “Programas de atenção e cuidado para a longevidade”, que será realizado a partir das 11h15. Na ocasião, ela estará acompanhada da secretária executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde da Prefeitura de São Paulo, Sandra Sabino, que vai expor o Programa Acompanhante de Pessoas Idosas (PAI), desenvolvido pela capital paulista.

A secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, destacou que Londrina tem uma sólida atuação na proteção da comunidade idosa, tendo sido a primeira cidade do país a contar com uma Secretaria Municipal voltada a esse público. “Desde 1999, quando foi instituída a SMI, a Prefeitura tem se dedicado a implementar e fortalecer políticas públicas que atendam as necessidades das pessoas idosas e rompam os preconceitos a respeito do envelhecimento. E isso tem sido primordial, já que ano após ano essa parcela da população tem se expandido. Envelhecer bem é um direito, e nesse evento vamos trocar experiências e propostas para garantir qualidade de vida aos idosos de nossa cidade”, destacou.

No painel, a secretária municipal do Idoso de Londrina vai apresentar as várias iniciativas conduzidas na cidade em prol da população com mais de 60 anos. Dentre elas, os convênios com instituições e entidades para ofertar acolhimento em abrigo e de longa permanência, atendimento diurno (Casa Dia), e o atendimento às pessoas idosas com Alzheimer e seu familiares.

Também serão abordados os Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) que, instalados em três regiões da cidade – norte, oeste e leste – oferecem uma ampla programação nas áreas de lazer, cultura, saúde, educação, socialização, e outras. Essas ações contribuem para a promoção e divulgação dos direitos dos idosos, com ganhos na autoestima, autonomia e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

No período de 2018 a 2023, a SMI ampliou em 54% o número de vagas ofertadas nas Instituições de Longa Permanência (ILPIs), Casa Dia e no Acolhimento na modalidade de abrigo. Houve aumento também no repasse de recursos, de aproximadamente 80%, para as metas.

Este ano está sendo marcado pelo processo licitatório para que a cidade implante mais um CCI, dessa vez na região central. Também foi aberto um edital de chamamento para a oferta de Oficinas Culturais nos CCIs, com valor de R$ 300 mil. E com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, foi firmado termo de fomento junto às instituições conveniadas, viabilizando a execução de reformas, aquisição de bens materiais, melhorias no atendimento e outras. O montante destinado foi de R$ 1.450.000,00.

Presente também na Longevidade Expo+Fórum 2023, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) de Londrina, Luciana Alvarez, reforçou que o evento, assim como o Conacare, representa uma oportunidade única para conhecimento e troca de experiências. “Ao mesmo tempo em que pude perceber como Londrina está engajada nesta causa, temos tido a chance de conhecer experiências exitosas de serviços dentro de políticas públicas, bem como da iniciativa privada, que nos inspiram e representam novas possibilidades. Nosso enfoque é sempre a garantia de direitos desta população, viabilizando um envelhecimento digno e com qualidade de vida”, complementou.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos