Secretaria de Saúde realiza formatura do Programa Saúde com Agente

A cerimônia certificou 193 servidores, sendo 61 Agentes de Combate a Endemias (ACE) e 132 Agentes Comunitários de Saúde (ACS)

Foi realizada na manhã desta terça-feira (3), no auditório da Unicesumar (Avenida Santa Mônica, 450), a cerimônia de formatura dos 193 agentes que concluíram o Programa Saúde com Agente. Os formandos, que são 132 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e 61 Agentes de Combate a Endemias (ACEs), foram recepcionados com um coffee break e receberam seus certificados durante a solenidade. Ao final da cerimônia, todos os ACSs receberam um aparelho de pressão para uso em serviço, e 62 kits contendo um oxímetro e um glicosímetro foram distribuídos para as equipes das quais os agentes fazem parte.

O Programa Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde, realizada por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Esse curso tem por objetivo a melhoria dos indicadores de saúde, e a qualidade e resolutividade dos serviços da Atenção Primária. Com carga horária de 1275 horas, a duração da capacitação foi de aproximadamente um ano, através de uma estrutura semipresencial, na qual os alunos assistiram a várias aulas no formato on-line e participaram de atividades práticas presenciais com preceptores locais.

Secretário municipal de Saúde, Felippe Machado. Foto: Emerson Dias/NCom/Arquivo

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, parabenizou os formandos e enfatizou a importância da formação continuada para a qualificação dos profissionais em suas áreas de atuação. “O Município de Londrina como um todo ganha muito no seu sistema de saúde, com os Agentes Comunitários de Saúde se aprofundando mais nos conceitos assistenciais de saúde, com ferramentas e instrumentos para agirem de forma qualificada em eventualidades. E os nossos Agentes de Combate a Endemias também estão ampliando seu nível de conhecimento em vigilância ambiental”, disse Machado.

Ele aproveitou para ressaltar os esforços empreendidos para a realização do curso. “Reforço que, para que eles pudessem fazer esse curso, houve uma dedicação muito grande dos nossos profissionais, para conciliar a jornada de trabalho com a realização dos cursos e atividades”.

Foto: Vivian Honorato/PML

A diretora de Atenção Primária em Saúde, Valéria Barbosa, esteve presente à cerimônia e falou sobre como o sistema de saúde ganha com os profissionais que se interessam em ampliar seu conhecimento. Segundo ela, isso traz segurança para o dia a dia do trabalho. “É um orgulho poder ver o quanto a gente tem crescido na atenção primária e na vigilância em saúde, e o quanto nós temos nos aprimorado juntos. Vamos continuar trabalhando por isso, para que a gente se fortaleça e se capacite para dar um atendimento cada dia melhor para os nossos pacientes, que são o foco do nosso trabalho”.

A diretora de Vigilância em Saúde, Cláudia Favero, parabenizou os formandos e destacou o valor do trabalho realizado por eles. “Vocês exercem um papel essencial na saúde individual e coletiva, que é interferir e fazer a diferença na mudança de comportamento das pessoas. Vocês se propuseram a estudar e refletir sobre o trabalho que executam, e por isso eu gostaria de parabenizá-los e dizer o quanto vocês são valiosos”, declarou.

Também estiveram presentes à solenidade de formatura, a diretora de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Eliane Sandra Vieira, a preceptora Juliana Marques – que representou todos os nove preceptores que trabalharam na execução do curso –, e a vereadora Jéssicão.