Londrina terá Casamento Civil Coletivo em novembro
Casais interessados em participar evento devem procurar os cartórios de registro civil que estão recebendo as inscrições, até o dia 30 de outubro
A cidade de Londrina receberá, no dia 11 de novembro, às 16h, um Casamento Civil Coletivo, no Ginásio da Epesmel, localizado na Rua Angelina Ricci Vezozzo, 85. O evento, que contará com benção ecumênica, faz parte do tradicional Programa Justiça no Bairro do Sesc Cidadão, realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e Sistema Fecomércio Sesc e Senac PR. Esta edição conta, ainda, com a parceria dos Cartórios de Registro Civil de Londrina e região e Secretária Municipal de Assistência social.
Em Londrina, os casais interessados em participar do evento devem procurar o Cartório Julião – 2° Ofício de Registro Civil (Rua Piauí, 399) e 7° Tabelionato de Notas (Rua Piauí, 11); e o Cartório Negrão – 1° Oficio de Registro Civil e 6° Tabelionato de Notas (Rua Piauí, 572). Os Cartórios de Registro Civil das cidades de Rolândia, Cambé, Ibiporã e Jataizinho também estão recebendo as inscrições.
Para se inscrever é necessária a apresentação original da Carteira de Identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento com averbação do divórcio (atualizada de 90 dias), e comprovante de endereço. As inscrições precisam ser realizadas antecipadamente, até o dia 30 de outubro.
Segundo a técnica de Ação Social do Sesc Norte, Dillâne Karla Lima, esse ano o Sesc está com uma parceria forte com a Secretaria de Assistência Social de Londrina. “Com esta parceria será possível alcançar o público que mais precisa dessa ação, que são as famílias em vulnerabilidade social. O Sesc e o Tribunal de Justiça ficam muito satisfeitos em ter a Prefeitura de Londrina apoiando, divulgando e fortalecendo esta ação”, disse.
De acordo com Lima, além do casamento, serão ofertados outros serviços neste dia. “Será possível fazer renovação de RG, oficializar o divórcio, efetuar correção em certidão de casamento e nascimento, e também daremos orientações jurídicas. É muito relevante quando o poder público e outras instituições se unem em prol de ações socais que beneficiarão muitas famílias”, ressaltou.
Documentos necessários para o casamento:
Solteiro (a): 2ª via da certidão de nascimento atualizada (validade de 3 meses até a data do casamento), RG, CPF ou CNH, comprovante de residência com endereço de Londrina, e duas testemunhas.
Divorciado (a): 2ª via da certidão de casamento com averbação de divórcio atualizada (validade de 3 meses até a data do casamento) RG, CPF, ou CNH, comprovante de residência com endereço de Londrina, e duas testemunhas. (Caso queiram escolher o regime de bens, apresentar cópia da sentença e partilha de bens do casamento. (Se optarem por escolher o regime de bens do casamento anterior).
Viúvo (a): 2ª via da certidão de casamento com anotação do óbito atualizada (validade de 3 meses até a data do casamento), certidão de óbito, RG, CPF e CNH, comprovante de residência com endereço de Londrina, e duas testemunhas. (Caso queiram escolher regime de bens, apresentar cópia do inventário ou inventário negativo do casamento anterior).
Menores de 18 – Pessoa com menos de 18 anos, além dos documentos mencionados acima, precisam do comparecimento de ambos os pais com RG, CPF e certidão de casamento. (Caso um dos pais for falecido, apresentar certidão de óbito). Prazo mínimo de 5 dias úteis para o edital de proclamas e prazo máximo de 30 dias para o casamento.
Observação – Comprovante de residência somente de água, luz, telefone ou condomínio, em nome dos noivos ou dos pais. Apresentação de documentos apenas original ou digital. Os noivos devem comparecer juntos, com as duas pessoas de testemunhas e todos os documentos originais mencionados acima.
Texto: Daiane Dutra, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina