10º Manifesto pela Paz e pelo Desarmamento Infantil será realizado nesta sexta (6)
A ação é promovida pela COMPAZ e Londrina Pazeando, e envolve a destruição de armas de brinquedo em prol da cultura de paz

Nesta sexta-feira (6), será realizado o 10º Manifesto pela Paz e pelo Desarmamento Infantil. A ação irá ocorrer das 9h às 11h em frente à loja do Móveis Brasília (Avenida Saul Elkind 1.348, Conjunto Vivi Xavier). A ação é realizada pelo Londrina Pazeando e Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz), com apoio de parceiros. O evento é aberto para todos que queiram participar.

Como atração do evento, a partir das 9h, o Tio Paulão Festas & Eventos levará a Família Dinossauro, para tirar fotos e interagir com o público infantil. Os fantoches Kiko e Vidinha, da Secretaria Municipal de Educação (SME) vão estar presentes para conversar com as crianças. Também vai haver confraternização entre participantes e troca de ideias sobre o movimentos de Construção da Cultura de Paz.
Às 10h, está programada a destruição de mais de 30 armas de brinquedo. Esta ação contará com a participação colaborativa do 30° Batalhão da Polícia Militar, a Guarda Municipal e o Tiro de Guerra. Os alunos da Escola Municipal Moacyr Teixeira, que já participaram da ação no ano passado, também estarão presentes. A escola planeja conduzir uma campanha junto às crianças, incentivando-as a entregarem voluntariamente suas armas de brinquedo no dia do evento, a fim de que estas também sejam destruídas. Após a destruição dos brinquedos, os resíduos serão entregues para reciclagem.

O secretário do Compaz e gestor do Londrina Pazeando, Luiz Claudio Galhardi, citou que o Manifesto e o Selo Arma Não é Brinquedo integram uma campanha realizada há mais de 13 anos na cidade de Londrina (lei municipal n° 9.188/2003) e que já abrange mais de 100 lojas da cidade, que não vendem mais armas de brinquedo. “O selo se renova a cada dois anos, e agora no mês de novembro outras lojas vão receber também. O comércio tem tido uma grande adesão, e a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) vai estar presente na sexta também”, disse.
Galhardi reforçou a importância das crianças não brincarem com armas de mentira. “É importante mudar o paradigma das crianças sobre essa questão de armas. Elas estão presentes em jogos, videogames, e no telejornal vemos uma sociedade belicista, em que todos os conflitos se resolvem com mais armas e mais violência. Mas nós precisamos mudar esse paradigma”, explicou.
A responsável pelo setor de Projetos da SME, Carla Cordeiro, elogiou a iniciativa do Londrina Pazeando e COMPAZ. “Em sua 10ª edição, esta ação proporciona uma reflexão sobre como podemos produzir a paz, a partir de pequenos atos. Parabéns para a Organização da Sociedade Civil (OSC) Londrina Pazeando, COMPAZ e todos envolvidos para esta construção da paz”, disse.
Texto: Rebeca Vernillo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.
(atualizada às 13h11 de 5 de outubro de 2023)