Alunos de escola municipal da zona norte serão premiados nesta quinta-feira (5)
Na mesma ocasião, serão apresentados os 10 estudantes selecionados neste mês pelo projeto “Aluno Nota 10”, assim como os melhores colocados no concurso Limpe Seu Quintal – Xô Dengue

A Escola Municipal Professor Hélvio Esteves, que fica na zona norte de Londrina, será palco de duas premiações na tarde desta quinta-feira (5). Dez alunos, do 1° ao 5° ano, foram escolhidos pelo projeto “Aluno Nota 10”, uma iniciativa que reconhece e homenageia os que atingiram maior pontuação ao longo do mês. E haverá, ainda, a entrega de prêmios para os alunos finalistas do Concurso Limpe Seu Quintal – Xô Dengue, promovido pela Associação Bicho do Paraná. A estudante Sophia Gaspar, e sua professora Neila da Silva Biazotto, conquistaram o primeiro lugar.

As premiações começam às 15h. O endereço da escola é Rua João Panchoni, 40, Jardim Beleville. Na ocasião, também será feita a entrega dos quimonos, utilizados por todos os alunos da unidade para as aulas de judô. Serão distribuídas 255 peças, adquiridas pela Secretaria Municipal de Educação (SME).
Segundo a diretora Simone dos Santos Aguiar, o “Aluno Nota 10” surgiu em 2018. A iniciativa visa incentivar que os alunos participem ativamente dos projetos ofertados pela escola, adquiram o hábito da leitura, e mantenham um bom comportamento ao longo do ano letivo, com pontualidade, assiduidade e respeito, entre outros pontos. Após uma interrupção de dois anos causada pela pandemia, o prêmio retornou em março deste ano.
Desde então, todos os meses, os professores elaboram uma avaliação com base nos seguintes critérios: frequência, notas, participação, organização, comportamento, contribuição, uniforme, respeito e acompanhamento dos pais. O aluno com a maior pontuação de cada turma recebe um certificado e um kit de presente.
A diretora contou que o incentivo tem dado certo entre os alunos, com resultados positivos. “É algo que ajuda bastante a motivá-los a manter um bom comportamento, fazer as tarefas domiciliares e se dedicarem aos estudos e projetos ofertados pela escola. Notamos uma melhora significativa, e que eles ficam sempre bem atentos à pontuação”, detalhou.

Outro reconhecimento importante será dado para a aluna Sophia Gaspar, do 2° ano, e à professora de Educação Ambiental, Neila da Silva Biazotto, que ficaram com o 1° lugar no concurso cultural Limpe Seu Quintal – Xô Dengue. “Ficamos todos, alunos e professores, muito felizes com esse resultado. A professora Neila tem feito um ótimo trabalho e esse prêmio é mais que merecido”, contou a diretora da E.M. Hélvio Esteves.
O concurso consistiu em uma atividade que os alunos realizaram em suas casas. Ao todo, foram 117 inscrições, de estudantes da rede pública de Londrina e cidades vizinhas, entre elas, Grandes Rios e Rancho Alegre. Após uma sensibilização na própria escola, sobre os riscos que a dengue oferece e como evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito que transmite essa e outras doenças, os estudantes registraram uma foto do seu quintal. Após aplicarem todos os cuidados para eliminar criadouros do mosquito, cada aluno fez um novo registro, e encaminhou as duas fotos.

A Associação Bicho do Paraná recebeu as imagens e quatro diretores da entidade avaliaram os materiais até chegar aos 10 finalistas, dentre os inscritos que cumpriram todos os critérios. Estas fotos foram submetidas ao voto popular, publicadas no site https://bichodoparana.site.radio.br, com participação aberta até 17 de setembro. Após 776.243 votos computados, três imagens foram definidas como vencedoras do concurso.
O segundo lugar ficou com a aluna Leandra Vieira Fernandes, do 3° ano da Escola Municipal Carlos Dietz, e a professora Elisa; e no terceiro lugar, o aluno de Grandes Rios, João Manoel dos Santos Ribeiro, da Escola Municipal do Campo Princesa Isabel, com sua professora Josefa Celestina de Oliveira.
Os prêmios para os estudantes incluem óculos e tablets, fornecidos pelas empresas parceiras, e para a professora Neila da Silva Biazotto, será concedido um jantar e um óculos. A docente explicou que a dengue é um tema abordado através do plano de aula, em que apresentou aos alunos a realidade que a doença provoca na sociedade. “Nossos alunos são muito participativos com estas questões ambientais, e prontamente fizeram uma campanha com seus familiares. Alguns registraram através de fotos, para participar do concurso”, citou.
Sobre o resultado, Biazotto contou que tanto ela como a aluna Sophia ficaram muito contentes ao saberem da vitória. “Tanto a escola como a família participaram empolgadamente da votação. E ações como essa são importantíssimas, pois a dengue é uma doença que exige que fiquemos atentos o ano todo. E quando surge um concurso para incentivar, não podemos perder a oportunidade de trabalhar este tema”, finalizou.
O gerente de projetos da Associação Bicho do Paraná, Jaime Arrebola, que deve comparecer à premiação com o presidente, Thiago André Arrebola, frisou que o concurso já é promovido há quatro anos. Porém, antes, havia somente a entrega de certificados que nomeavam os participantes como “protetores da vida”. “Graças aos nossos parceiros, o projeto Limpe Seu Quintal vai premiar esses finalistas. E, em breve, vamos lançar a versão Estação da Natureza, ensinando a reaproveitar sementes e premiando os que tiverem as mudas ou árvores maiores e mais bonitas”, antecipou.