Destaques

Sexta-feira é o “Dia D” para inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Atendimentos na Agência do Trabalhador serão exclusivos aos deficientes e beneficiários reabilitados

Atendimentos na Agência do Trabalhador serão exclusivos aos deficientes e beneficiários reabilitados

 

Sexta-feira (30) é o dia para a pessoa com deficiência buscar uma vaga no mercado de trabalho. Além dos procedimentos de encaminhamento usualmente praticados pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda, a Agência do Trabalhador (rua Hugo Cabral, 301) estará atendendo com exclusividade as pessoas com deficiência. A ação será realizada em diversas cidades do país.

Programação especial está sendo montada para o “dia D”. Entre as ações estão palestras e dinâmicas de grupo. Empresas serão instruídas sobre a melhor forma de adequação de cada um de acordo com sua deficiência. Em função da diversidade de deficiências, o objetivo é encontrar um trabalho compatível com talentos e potencialidades.

A secretária do Trabalho, Emprego e Renda, Kátia Gomes, lembrou que além dos deficientes, os reabilitados também podem participar da ação.  “É importante ressaltar que a ação visa o atendimento também do beneficiário reabilitado, que é a pessoa que tenha cumprido o Programa de Reabilitação Profissional pelo INSS e recebido um certificado que lhe garante esta condição”.

Kátia ressaltou ainda que a inclusão da pessoa com deficiência está prevista em Lei. “A Lei Federal nº 8.213/91, conhecida como Lei de Cotas, obriga as empresas que contam com 100 funcionários ou mais a incluírem pessoas com deficiência ou beneficiário reabilitado no seu quadro de funcionários. É um direito garantido que deve ser respeitado”.

Os interessados devem levar carteira de trabalho e documentos pessoais. Quem quiser fazer um pré-contato pode enviar email para emprego@londrina.pr.gov.br, ou ligar para o telefone 3334-2525.

 

O “Dia D” é uma ação conjunta do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Delegacia Regional do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

 

Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos