Huawei anuncia novos projetos e estende parceria com Londrina
Multinacional chinesa expandiu programa de qualificação em TI pra outras instituições e confirmou a vinda das "Carretas Itinerantes" pra demonstração de novas tecnologias
Aproveitando o momento festivo da comemoração dos 25 anos de atuação no Brasil, o diretor de Relações Públicas da Huawei, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC), Bruno Zitnick, esteve no gabinete do prefeito Marcelo Belinati, na noite de segunda-feira (09), e com a presença de várias autoridades, pra anunciar o início de novos projetos e a renovação da parceria com a cidade que vem desde 2020.
“É um orgulho pra Huawei esse tipo de parceria. Somos seletivos porque toda parceria deve ser frutífera para ambos os lados”, declarou Zitnick. Ele lembrou que o início de tudo foi em 2020 numa parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) pra formação de talentos no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), e que até agora formou cerca de 900 alunos.
O prefeito Marcelo Belinati disse que Londrina está vivendo um momento muito especial pelo seu crescimento e desenvolvimento nas mais diversas áreas. “Esse sinergismo entre tudo é que faz Londrina ser uma das melhores do Brasil. Parabenizo o nosso Ecossistema de Inovação pela estrutura e por ser exemplo pra outros Estados que estão vindo pra cá conhecer e buscar conhecimentos, porque tecnologia gera emprego, renda, movimenta a economia e transforma a vida das pessoas”, afirmou.
Novos projetos
Ao anunciar as novas ações, Zitnick disse que a Huawei quer fomentar na cidade a formação de novos talentos e usar a tecnologia para alavancar os negócios locais. Ele elencou como novidades:
– A Huawei vai disponibilizar toda a sua plataforma de Cloud para outras instituições e empresas que querem testar essa plataforma de inteligência artificial;
– Estender a parceria de formação de novos talentos, habilitando a Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) a terem o curso de formação da Huawei;
– Confirmado a vinda das três carretas itinerantes que percorrem o país. Em dezembro, será a vez da carreta de cursos e instalações sobre tecnologia digital, wifi 6, inteligência artificial. Já em janeiro, a carreta de 5G pra mostrar os casos de uso e mostrar aos alunos e interessados como a tecnologia funciona, e na sequência, a carreta de energia solar, visto que a Huawei é líder na solução de inversores solares no Brasil e no mundo;
Zitnick ficou impressionado com a maturidade do Ecossistema de Inovação de Londrina. Ele disse que o ambiente criado fomenta naturalmente a formação de novos negócios. “Londrina é um polo tecnológico fomentando novos talentos mas usando tecnologia. Em um curto espaço de tempo acredito que Londrina vá mostrar isso para o Brasil, importar tecnologia e inteligência também produzidas na cidade”, avaliou o representante da Huawei.
Missões pelo país
A aproximação com a prefeitura foi construída por meio de visitas de lideranças locais às sedes da Huawei no Brasil, incluindo a matriz, em Brasília. O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, destacou as missões organizadas pelo município para multinacionais e instituições pelo país. “Quando temos agendas em outras cidades e em outros Estados, vamos em busca de oportunidades, de estreitar relacionamentos entre entidades e instituições com o nosso Ecossistema. Ao longo dos anos tivemos várias parcerias importantes, o que mostra a importância e necessidade de termos missões ano a ano”, relatou. Canziani ainda reforçou a importância da articulação dos encontros feitos pela deputada federal, Luísa Canziani.
Visitas guiadas
Alguns integrantes do Ecossistema de Inovação acompanharam Zitnick em uma agenda para conhecer empresas e instituições da área de TI na cidade. Pela manhã, estiveram no IFPR. Foram apresentados os dados resultantes de projetos definidos em contrato e foi reforçado a continuidade da parceria do IFPR através do ICT Academy, além de novos investimentos. O reitor Odacir Zanatta estava presente e destacou o trabalho feito pelos profissionais locais do Instituto que desenvolve junto aos alunos desde a implantação. “Receber a Huawei é a consolidação da parceria em termos do que já foi desenvolvido e com a perspectiva para outros projetos importantes. É algo feito a várias mãos”, declarou.
Na sequência, foi visitado a Bis2Bis, líder mundial em desenvolvimento de lojas virtuais. A próxima parada foi na sede do Sebrae onde Zitnick acompanhou três apresentações: começou com a do Senai feita por Henry Cabral que é gerente de tecnologia e inovação. A segunda foi sobre o Estação 43, instituição que gerencia o Ecossistema de Inovação de Londrina, feito por Roberto Moreira, diretor executivo, e a terceira e última apresentação, foi sobre a governança de Cidades Inteligentes, com Luiz Puppin, gerente de Training da Fiberx.
Programa Internacional de Intercâmbio
Durante a fala do presidente da Codel, ele pediu pra que fosse à frente a aluna da Unifil, Geovana Andrade, aluna do 2⁰ ano de Engenharia de Software. Ela é a única estudante de Londrina selecionada entre estudantes de graduação e pós de mais de 220 universidades parceiras da multinacional chinesa, para o programa Seeds for the Future (Sementes para o Futuro), programa internacional de intercâmbio da Huawey.
Durante o programa da companhia chinesa, os participantes competem entre si na criação de soluções tecnológicas para questões sociais, com a missão de apresentar proposta de aplicação viável a pelo menos um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). O Seed for the Future já foi implementado em 139 países e treinou mais de 15 mil alunos.
Questionado sobre o apoio do poder público no desenvolvimento de novas tecnologias e na formação de mão de obra capacitada, o representante da Huawei ressaltou a importância e enfatizou a necessidade de gestores públicos estarem atentos nessa área. “O que nós fomentamos no Brasil é como podemos formar uma nação mais digital, seja na formação de talentos e na utilização de tecnologias pra solucionar problemas e trazer facilidades pra sociedade”, concluiu.
Participaram ainda do evento que celebrou a parceria da Huawei com Londrina, no gabinete, o vice-prefeito, João Mendonça, o vereador e líder do prefeito na Câmara de Vereadores, Eduardo Tominaga, o vereador Jairo Tamura, a assessora de relações institucionais e de inovação da Fundação Araucária e presidente da governança Londrina Inteligente, Cristiane Cordeiro, o diretor de Tecnologia e Inovação da Acil, Ronaldo Couza, representando o HUB Cocriagro e presidente do Sicoob, George Hiraiwa, do IFPR, Sérgio Assis, o reitor da Unifil, Sérgio Tanaka, chefe de inovação da ICT Academy do IFPR, Rodolfo Barriviera, o coordenador da Unopar/Anhanguera, Yuri Mendes Mostagi., professora do IFPR, Berenice, da assessoria da vereadora Sônia Gimenez, dos deputados estaduais, Cloara Pinheiro e Cobra Repórter e dos deputados federais, Luísa Canziani e Padovani.