Destaques

Huawei anuncia novos projetos e estende parceria com Londrina

Multinacional chinesa expandiu programa de qualificação em TI pra outras instituições e confirmou a vinda das "Carretas Itinerantes" pra demonstração de novas tecnologias

Aproveitando o momento festivo da comemoração dos 25 anos de atuação no Brasil, o diretor de Relações Públicas da Huawei, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC), Bruno Zitnick, esteve no gabinete do prefeito Marcelo Belinati, na noite de segunda-feira (09), e com a presença de várias autoridades, pra anunciar o início de novos projetos e a renovação da parceria com a cidade que vem desde 2020.

Foto: Emerson Dias/NCom

“É um orgulho pra Huawei esse tipo de parceria. Somos seletivos porque toda parceria deve ser frutífera para ambos os lados”, declarou Zitnick. Ele lembrou que o início de tudo foi em 2020 numa parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) pra formação de talentos no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), e que até agora formou cerca de 900 alunos.

O prefeito Marcelo Belinati disse que Londrina está vivendo um momento muito especial pelo seu crescimento e desenvolvimento nas mais diversas áreas. “Esse sinergismo entre tudo é que faz Londrina ser uma das melhores do Brasil. Parabenizo o nosso Ecossistema de Inovação pela estrutura e por ser exemplo pra outros Estados que estão vindo pra cá conhecer e buscar conhecimentos, porque tecnologia gera emprego, renda, movimenta a economia e transforma a vida das pessoas”, afirmou.

 

Foto: Emerson Dias/NCom

Novos projetos

Ao anunciar as novas ações, Zitnick disse que a Huawei quer fomentar na cidade a formação de novos talentos e usar a tecnologia para alavancar os negócios locais. Ele elencou como novidades:

– A Huawei vai disponibilizar toda a sua plataforma de Cloud para outras instituições e empresas que querem testar essa plataforma de inteligência artificial;

– Estender a parceria de formação de novos talentos, habilitando a Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) a terem o curso de formação da Huawei;

Foto: Emerson Dias/NCom

– Confirmado a vinda das três carretas itinerantes que percorrem o país. Em dezembro, será a vez da carreta de cursos e instalações sobre tecnologia digital, wifi 6, inteligência artificial. Já em janeiro, a carreta de 5G pra mostrar os casos de uso e mostrar aos alunos e interessados como a tecnologia funciona, e na sequência, a carreta de energia solar, visto que a Huawei é líder na solução de inversores solares no Brasil e no mundo;

 

Zitnick ficou impressionado com a maturidade do Ecossistema de Inovação de Londrina. Ele disse que o ambiente criado fomenta naturalmente a formação de novos negócios. “Londrina é um polo tecnológico fomentando novos talentos mas usando tecnologia. Em um curto espaço de tempo acredito que Londrina vá mostrar isso para o Brasil, importar tecnologia e inteligência também produzidas na cidade”, avaliou o representante da Huawei.

Missões pelo país

A aproximação com a prefeitura foi construída por meio de visitas de lideranças locais às sedes da Huawei no Brasil, incluindo a matriz, em Brasília. O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, destacou as missões organizadas pelo município para multinacionais e instituições pelo país. “Quando temos agendas em outras cidades e em outros Estados, vamos em busca de oportunidades, de estreitar relacionamentos entre entidades e instituições com o nosso Ecossistema. Ao longo dos anos tivemos várias parcerias importantes, o que mostra a importância e necessidade de termos missões ano a ano”, relatou. Canziani ainda reforçou a importância da articulação dos encontros feitos pela deputada federal, Luísa Canziani.

 

Foto: David Jonatas_Codel

Visitas guiadas

Alguns integrantes do Ecossistema de Inovação acompanharam Zitnick em uma agenda para conhecer empresas e instituições da área de TI na cidade. Pela manhã, estiveram no IFPR. Foram apresentados os dados resultantes de projetos definidos em contrato e foi reforçado a continuidade da parceria do IFPR através do ICT Academy, além de novos investimentos. O reitor Odacir Zanatta estava presente e destacou o trabalho feito pelos profissionais locais do Instituto que desenvolve junto aos alunos desde a implantação. “Receber a Huawei é a consolidação da parceria em termos do que já foi desenvolvido e com a perspectiva para outros projetos importantes. É algo feito a várias mãos”, declarou.

Na sequência, foi visitado a Bis2Bis, líder mundial em desenvolvimento de lojas virtuais. A próxima parada foi na sede do Sebrae onde Zitnick acompanhou três apresentações: começou com a do Senai feita por Henry Cabral que é gerente de tecnologia e inovação. A segunda foi sobre o Estação 43, instituição que gerencia o Ecossistema de Inovação de Londrina, feito por Roberto Moreira, diretor executivo, e a terceira e última apresentação, foi sobre a governança de Cidades Inteligentes, com Luiz Puppin, gerente de Training da Fiberx.

 

Foto: Emerson Dias/NCom

Programa Internacional de Intercâmbio

Durante a fala do presidente da Codel, ele pediu pra que fosse à frente a aluna da Unifil, Geovana Andrade, aluna do 2⁰ ano de Engenharia de Software. Ela é a única estudante de Londrina selecionada entre estudantes de graduação e pós de mais de 220 universidades parceiras da multinacional chinesa, para o programa Seeds for the Future (Sementes para o Futuro), programa internacional de intercâmbio da Huawey.

Durante o programa da companhia chinesa, os participantes competem entre si na criação de soluções tecnológicas para questões sociais, com a missão de apresentar proposta de aplicação viável a pelo menos um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). O Seed for the Future já foi implementado em 139 países e treinou mais de 15 mil alunos.

 

Foto: Emerson Dias/NCom

Questionado sobre o apoio do poder público no desenvolvimento de novas tecnologias e na formação de mão de obra capacitada, o representante da Huawei ressaltou a importância e enfatizou a necessidade de gestores públicos estarem atentos nessa área. “O que nós fomentamos no Brasil é como podemos formar uma nação mais digital, seja na formação de talentos e na utilização de tecnologias pra solucionar problemas e trazer facilidades pra sociedade”, concluiu.

Participaram ainda do evento que celebrou a parceria da Huawei com Londrina, no gabinete, o vice-prefeito, João Mendonça, o vereador e líder do prefeito na Câmara de Vereadores, Eduardo Tominaga, o vereador Jairo Tamura, a assessora de relações institucionais e de inovação da Fundação Araucária e presidente da governança Londrina Inteligente, Cristiane Cordeiro, o diretor de Tecnologia e Inovação da Acil, Ronaldo Couza, representando o HUB Cocriagro e presidente do Sicoob, George Hiraiwa, do IFPR, Sérgio Assis, o reitor da Unifil, Sérgio Tanaka, chefe de inovação da ICT Academy do IFPR, Rodolfo Barriviera, o coordenador da Unopar/Anhanguera, Yuri Mendes Mostagi., professora do IFPR, Berenice, da assessoria da vereadora Sônia Gimenez, dos deputados estaduais, Cloara Pinheiro e Cobra Repórter e dos deputados federais, Luísa Canziani e Padovani.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos