Saúde divulga dados do mutirão contra a dengue
Mobilização mostrou resultados, mas risco de epidemia é iminente, alerta secretário de saúde
Terminou hoje (30) com números expressivos o mutirão contra a dengue coordenado pela Secretaria
Municipal de Saúde. No decorrer da semana, os agentes e voluntários envolvidos no trabalho retiraram aproximadamente 420 toneladas de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, número que corresponde a 140 caminhões cheios. Em média, diariamente, participaram do mutirão mais de 620 pessoas, entre agentes comunitários de saúde e de endemia, guardas municipais, soldados do tiro de guerra e voluntários. O grupo vistoriou 100.983 imóveis.
O secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri, agradeceu os esforços de todos os envolvidos no mutirão e reforçou o pedido para que a população siga contribuindo no combate à proliferação do mosquito da dengue. “A união de forças entre população e poder público é fundamental para vencermos esta batalha. Peço a todos que eliminem os possíveis criadouros, recebam os agentes de saúde e abram as janelas quando da passagem do fumacê”, disse.
Em relação à possibilidade da cidade vivenciar uma epidemia de dengue, El Kadri classificou a situação como sensível em função dos 965 casos já confirmados da doença. Ainda assim, o secretário ressaltou que a situação está sob controle. “Independente do número de casos confirmados, o que buscamos e estamos conseguindo é evitar uma explosão de casos”. Tal cenário, segundo El Kadri, se configuraria com a confirmação de grande quantidade de casos em pequeno espaço de tempo.
Foto: divulgação




