Museu de Arte de Londrina sedia exposição de Nitis Jacon
“Memória e Recordação” é composta por cerca de 100 imagens de momentos da carreira da atriz, além de reportagens de prêmios recebidos
A atriz e diretora teatral Nitis Jacon, muito atuante no teatro londrinense, será homenageada em exposição no Museu de Arte de Londrina. “Memória e Recordação” será aberta no próximo sábado (7), às 10h, e a visitação prossegue até o dia 30 de junho, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, na Rua Sergipe, 640, centro. A exposição é composta por cerca de 100 imagens de momentos da carreira da atriz, além de reportagens de prêmios recebidos por ela ao longo de sua carreira teatral. Interessados em visitas mediadas devem agendar pelo email museu@londrina.pr.gov.br.
A exposição é um reconhecimento ao trabalho da atriz, por se tratar de uma personalidade que contribuiu com a ascensão cultural da cidade e o fortalecimento das artes cênicas. Foi idealizada pelo Sesc Londrina no ano em que a cidade completa 80 anos e conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. A exposição é itinerante e já passou pelo Sesc Londrina e Sesc Cascavel. Após o período no Museu de Arte, a mostra percorrerá outros locais da cidade.
Sobre Nitis Jacon
Além de atriz, diretora teatral, produtora cultural e psiquiatra, Nitis foi a grande responsável pelo sucesso do Festival Internacional de Londrina (Filo), pois assumiu a coordenação do Festival em 1971, transformando-o em um evento nacional e internacional. Depois presidiu o Teatro Guaíra, em Curitiba, onde promoveu o intercâmbio de ideias e de produções entre grupos municipais e trupes de teatro de países do Mercosul. Atualmente está com 79 anos e dedica-se à psiquiatria.
Foto de Nitis Jacon: divulgação
Foto Museu: Luiz Jacobs