Destaques

Londrina organiza encontro regional da Assistência Social

Encontro reuniu representantes de 24 municípios do Paraná e de São Paulo para debater situação da população que vive em situação de rua

Encontro reuniu representantes de 24 municípios do Paraná e de São Paulo para debater situação da população que vive em situação de rua

 

A Prefeitura de Londrina realizou durante o dia de hoje (5) o primeiro Encontro Regional de Atenção à População em Situação de Rua com a participação de  representantes de 24 municípios paranaenses e paulistas. Os debates foram na Igreja Comunidade Shalom, que fica na avenida Juscelino Kubitscheck, 3.130.

Encontro reuniu representantes de 24 municípios do Paraná e de São Paulo para debater situação da população que vive em situação de ruaO objetivo foi possibilitar o conhecimento da realidade regional da população em situação de rua e estimular a elaboração de propostas que contribuam para a construção de uma política regionalizada. Isso porque, de acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Telcia Lamônica de Oliveira, em Londrina há cerca de 300 pessoas que vivem em situação de rua, sendo que destas quase 50% são de outras cidades.

“Sentimos a necessidade dessa reflexão e este encontro é resultado de algumas reuniões que fizemos com outros municípios da região. Temos muitas pessoas que não são de Londrina que vivem em situação de rua. Precisamos saber quem são estas pessoas, de onde elas vieram, onde é feito o cadastro único delas, quem faz o acompanhamento e o plano individual de atendimento delas. O foco da nossa discussão é a pessoa em situação de rua em trânsito, por isso reunimos representantes de 24 municípios”, explicou Telcia.

A escolha do convite destes municípios deu-se após avaliar a origem das pessoas que são atendidas pela Secretaria de Assistência Social. São cidades que fazem parte da Regional estabelecida pela Secretaria de Estado da Família e do Desenvolvimento Social.
Segundo a coordenadora do Centro de Referência para a População em Situação de Rua (Centro POP), Mariluci Queiroz dos Santos, é importante participar deste encontro, porque ele permite a articulação entre os municípios e ampliação da garantia dos direitos da população atendida.

Encontro reuniu representantes de 24 municípios do Paraná e de São Paulo para debater situação da população que vive em situação de ruaA presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Londrina, Márcia Valim, parabenizou a participação dos municípios no debate pioneiro. “Este momento ficou para a história de Londrina, porque juntar todos os municípios que têm responsabilidade em atender de forma qualificada essa população que sofre em diversas localidades é fundamental”.

A representante da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social e coordenadora de Proteção Social Especial, Elenice Malzoni, explicou que o Estado do Paraná apoia a iniciativa não somente tecnicamente, mas também com o envio de recursos.  “Nossa participação, enquanto Estado, é de fundamental importância, porque vamos escutar os municípios, ver como a situação está desenhada aqui na região, e creio que não tenhamos no Estado outra região que se mobilizou para fazer esse enfrentamento como Londrina. Então, estarmos sentados juntos com os movimentos da área, Prefeitura, Câmara de Vereadores, governo federal e Ministério Público é muito importante” destacou.

A representante da Secretaria Nacional de Assistência Social, Telma Maranho Gomes, lembrou que a política pública específica para a população que vive em situação de rua é algo recente no Brasil e que precisa ser debatido. “Ela foi aprovada no Brasil, em 2009, pelo presidente Lula, em resposta a uma demanda da população, mas ainda temos uma adesão baixa nos estados, no sentido de implementar políticas regionalizadas. Temos muito o que avançar e estamos aqui para isso”.

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos