Conferência aprova melhorias para idosos
Durante conferência foram aprovadas 24 propostas que servirão de embasamento para políticas públicas
A 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que aconteceu em Londrina nos dias 4 e 5 de junho, terminou com a aprovação de 24 propostas que vão servir de embasamento para que o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) e a Secretaria do Idoso possam traçar políticas públicas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população idosa nos próximos dois anos. Agora, estas propostas serão levadas para a 6ª Conferência Estadual, prevista para este ano em Curitiba, onde serão votadas as propostas de todos os municípios do Paraná para serem apresentadas na 4ª Conferência Nacional em 2015.
Entre as propostas aprovadas estão: construir unidade de atendimento hospitalar e de emergências exclusiva para a pessoa idosa; propor lei de incentivo às empresas privadas para contratação de pessoas idosas a exemplo do que já vem acontecendo com a pessoa portadora de deficiência e adolescente aprendiz; implantar no município casas lares/repúblicas de idosos; aumentar a oferta de cursos de alfabetização para idosos; que ao trabalhador idoso aposentado que retornar a alguma atividade profissional não seja descontado o INSS e imposto de renda.
Além das 24 propostas, também foram aprovadas duas recomendações e três moções que serão enviadas à Conferência Estadual. Uma das recomendações para o Governo do Paraná é para que haja reserva de 40% dos leitos de hospitais para pessoas idosas. Entre as moções, uma é para que o redutor da tabela do Imposto de Renda seja reduzido dos atuais 65 anos para 60 anos.
Foto: Luiz Jacobs




