Consultório na Rua realiza ação educativa em acolhimento feminino
Atividade, alusiva à campanha Outubro Rosa, reuniu as mulheres atendidas pela Missão Casa Verde

Nesta sexta-feira (20), as 14 mulheres atendidas no acolhimento Missão Casa Verde receberam a equipe multidisciplinar do Consultório na Rua (CnaR), serviço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) voltado à população em situação de rua. Nesse encontro, os profissionais de saúde levaram orientações sobre prevenção de doenças, especialmente o câncer de mama e de colo de útero, em alusão à campanha Outubro Rosa.

A equipe do Consultório na Rua é composta por médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo e auxiliar de enfermagem. Rotineiramente, eles vão até os serviços de acolhimento para prestar orientações, avaliar e fazer encaminhamentos dos acolhidos, se necessário.
De acordo com a enfermeira do CnaR, Ivone Aparecida Soares Mendes, neste mês, em que é realizada a Campanha Outubro Rosa, o trabalho tem tido enfoque na saúde da mulher. “Dessa forma, falamos para elas sobre o câncer de mama e o câncer de colo de útero, como prevenir e por que os exames de rotina são tão importantes. Também incentivamos o uso do preservativo, independentemente de outro método anticoncepcional associado. Todas essas são informações muito importantes, e para esse público utilizamos sempre uma linguagem acessível, para que elas absorvam bem”, enfatizou.
Ainda nessa atividade, equipe do CnaR organizou um café para as acolhidas e distribuiu presentes, dentre eles, roupas, maquiagens, perfumes e roupas íntimas.
A Missão Casa Verde é uma unidade de acolhimento conveniada à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).