Atendimento prioritário às mulheres vítimas de agressão
A Lei publicada hoje no Jornal Oficial do Município garante cirurgia reparadora e tratamento ortodôntico na Rede Pública de Saúde
Em Londrina, com a publicação da Lei Municipal nº 12.080, hoje (11), no Jornal Oficial do Município, a mulher vítima de agressão passa a ter direito a atendimento prioritário para cirurgia plástica reparadora e tratamento ortodôntico na Rede Pública de Saúde do município. A comprovação de deficiência ou deformidade em decorrência da agressão deverá constar em laudo médico.
A diretora de enfrentamento da violência contra a mulher, Lucimar Rodrigues da Silva, afirmou que as cicatrizes deixadas pela agressão vivenciada alimentam traumas significativos, uma vez que simbolizam a experiência negativa. Disse, ainda, que muitas mulheres enfrentam o preconceito e a exclusão social devido às marcas que carregam.
Dessa forma, para Lucimar, a Lei sancionada pelo prefeito contribui para garantir a reparação da marca física resultante da agressão. “A restauração da autoestima é imprescindível para a reconstrução da vida social da mulher vítima de violência”, finalizou.