Prefeitura debate violência contra idosos amanhã
Atividade refere-se ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, que foi instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. Para marcar a data, a Prefeitura de Londrina vai realizar amanhã (18), a partir das 8h30, diversas palestras sobre o assunto.
A atividade será desenvolvida no Centro de Convivência da Pessoa Idosa da região oeste, que fica na rua Serra Pedra Selada, 111, no Jardim Bandeirantes. A expectativa é que aproximadamente 120 profissionais da rede municipal e estadual de saúde e assistência social participem do encontro. Para assistir as palestras não é necessário se inscrever com antecedência e a participação é gratuita.
Segundo a gerente de Atenção à Pessoa Idosa do Município de Londrina, Fábia Melhado Bera, o objetivo do encontro é falar sobre a violência sofrida pelos idosos, a fim de coibi-la e mostrar os serviços de atendimento às vítimas e suas famílias, realizados em Londrina.
Para falar com os participantes foram convidados o promotor de Justiça de Defesa do Idoso, Miguel Jorge Sogaiar; a doutora e coordenadora do grupo de estudo sobre envelhecimento da Universidade Estadual de Londrina, Mara Solange Dellaroza; a gerente de Atenção à Pessoa Idosa do Município de Londrina, Fábia Melhado Bera; a assistente social da Sociedade Espírita de Promoção Social, Marta Aparecida Rosa; e a gerente de Articulação Comunitária da Prefeitura de Londrina, Maria Ângela Santini.
Entre os temas estão o papel do Ministério Público no enfrentamento à violência contra a pessoa idosa; os sinais e sintomas desta violência; os trabalhos realizados pela Prefeitura através da Secretaria Municipal do Idoso; a inclusão do idoso vítima de agressão; e as ações preventivas dos Centros de Convivência da Pessoa Idosa.
Foto: Ilustrativa