Pronatec abre inscrições para novos cursos
Aulas serão realizadas no Senat e todos os alunos recebem auxílio estudantil de R$ 11,00 por dia de aula
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) está com inscrições abertas para mais cursos de qualificação profissional que serão ofertados a partir de julho na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), que fica na Rua Santa Terezinha, 1.377.
Estão abertas as inscrições para os cursos de inglês e para mecânico de motores diesel. Ambos disponibilizam 20 vagas. O curso de mecânico terá início no dia 17 de julho, com aulas de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. Ao todo, serão 160 horas de aulas. Já o curso de inglês terá início no dia 28 de julho e as aulas serão realizadas três vezes na semana, das 18h40 às 21h40, totalizando também 160 horas.
Os interessados em participar devem fazer a inscrição nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) mais próximo de sua residência. Todos os cursos são gratuitos e os alunos recebem auxílio estudantil de R$ 11,00 por dia de aula, que serve como vale transporte e alimentação. Além disso, todos recebem os uniformes, material didático e certificação nacionalmente reconhecida.
As aulas são destinadas às pessoas com no mínimo 15 anos, que estejam cadastradas ou em processo de cadastramento no Cadastro Único (CADÚNICO), mesmo que o candidato não seja beneficiário do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Além disso, é preciso comprovar renda per capta de, no máximo, meio salário mínimo ou de três salários mínimos por família.
No dia 30 de junho, o Senat também iniciará o curso de mecânico de veículos leves. As 20 vagas já estão preenchidas, mas os interessados podem deixar seu nome para cadastro reserva e assim que uma nova turma abrir eles serão avisados. Serão 400 horas de aulas realizadas de segunda a sexta-feira, das 18h40 às 22h40.
De acordo com a interlocutora municipal de Pronatec, Valéria Oliveira, os participantes desses cursos saem profissionalmente qualificados para atender as demandas do mercado de trabalho. “Os cursos são excelentes oportunidades para a qualificação profissional e no segundo semestre o Pronatec vai oferecer mais de mil vagas. Aqueles que não conseguirem ser atendidos agora devem ficar atentos para as oportunidades do próximo semestre”, explicou Valéria.
O Pronatec é um programa do governo federal, em parceria com a Prefeitura de Londrina, que visa expandir a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O projeto pretende combater o desemprego e formar mão de obra qualificada necessária para o comércio, empresas e indústrias. A Secretaria Municipal de Assistência Social é o órgão gestor do Pronatec.
Foto: Ilustrativa