Luz, câmera, ação de combate à dengue no Distrito de Paiquerê
Teatro educacional com personagens caracterizados e manifestações pelas ruas formam o projeto “Xô mosquito da Dengue! Fora de Paiquerê”
O paciente entra na Unidade Básica de Saúde (UBS) com sangramento nasal, palidez, manchas e dores pelo corpo. O médico não hesita no diagnóstico: é dengue. A situação poderia ser real, no entanto, ao menos na próxima quarta-feira (25), a partir das 8h20, na UBS do distrito de Paiquerê, integra script do teatro educativo “Xô mosquito da Dengue! Fora de Paiquerê”. O desenrolar da cena prevê atendimento médico protocolar e orientação aos presentes na UBS sobre a doença e eliminação dos criadouros do Aedes aegypti.
O término da encenação marca o início, às 8h45, em frente à UBS, da manifestação contra a dengue pelas ruas do distrito de Paiquerê com participação da comunidade, de alunos das escolas municipais e estaduais, de membros do Projeto Viva a Vida e das igrejas. Do ponto de partida, o itinerário segue pelas ruas General Ozório, Menotti Traldi e Vitória Libart, sendo o final da caminhada educativa “Xô mosquito da Dengue! Fora de Paiquerê” programado para as 11h, na praça da Matriz – Paróquia de São José. A organização espera a participação de 500 pessoas.
O objetivo do projeto “Xô mosquito da Dengue! Fora de Paiquerê” é alertar que a dengue mata e, consequentemente, estimular a comunidade a seguir contribuindo no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti por meio da eliminação de possíveis criadouros.
Foto: ilustrativa