Começa mais uma obra: a duplicação da Mábio Palhano
Estão previstas benfeitorias como construção de pontes, nova iluminação e sinalização, obras de drenagem e recapeamento da pista
O prefeito Alexandre Kireeff e o secretário de Obras, Walmir Matos, assinaram ordem de serviço para as obras de duplicação da Rodovia Mábio Gonçalves Palhano, no trecho entre a rotatória do loteamento Alphaville II e a rua Akira Yoshii, na divisa com o Centro de Eventos. Além disso, serão construídas pontes de concreto sobre os Ribeirões Esperança e Cafezal.
As obras incluem melhorias na iluminação e sinalização, drenagem e recapeamento da pista. O prazo de execução é de 330 dias e o investimento beira os R$ 2 milhões (R$ 1.942.260,12), provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Nelson Padovani que garante recursos do Ministério das Cidades. A contrapartida do município é de 14% do valor total.
Durante a solenidade, Kireeff falou sobre a importância dessa obra. “É a ligação da região urbana com a vasta e produtiva região sul rural londrinense. A duplicação foi iniciada há muito tempo, mas ficaram para trás as pontes, o que gera risco e desconforto ao motorista porque as pistas duplicadas afunilam quando chegam à ponte. É o caminho do trabalho, da zona rural, da educação e da saúde. Tudo passa por lá e agora vamos concluir todo o trecho e as pontes” – disse. O prefeito também afirmou que obra não concluída significa desperdício de recursos.
O secretário de Obras, Walmir Matos, disse que essa duplicação é uma reivindicação antiga da população, que ajudará a desafogar o tráfego na região. Ele também explicou onde serão as melhorias. “Essa é uma das obras mais emblemáticas dos últimos tempos. Conseguimos dar término ao processo de licitação e agora assinamos a ordem de serviço. Na segunda rotatória abaixo do Catuaí vamos fazer uma adequação de forma a encaixar as duas pistas dentro da rotatória. A partir disso, na margem esquerda, no sentido centro-bairro, serão feitas as duplicações e as interligações dos trechos interrompidos. Já existe boa parte da segunda pista executada, então o objetivo é encaixar a obra com a pista que já está pronta”, esclareceu Matos.
A duplicação deste trecho ampliará a segurança e o tráfego com origem e destino na região sul do município, que produz hortifrutigranjeiros e tem propriedades como chácaras e condomínios residenciais, além da população dos distritos daquela região.
Canteiro de Obras
O gerente regional da Caixa Econômica, Olides Millezi Junior, destacou a boa parceria entre Caixa e Prefeitura, citou números de investimentos do Governo Federal em Londrina e resumiu a atual fase da cidade como um ‘canteiro de obras’. “Com tantas construções e melhorias em andamento, Londrina está se transformando em um verdadeiro canteiro de obras”, disse.
Fotos: Núcleo de Comunicação