Cidadão

Saúde denuncia aparecimento de lixo hospitalar em UBS

Lixo e resíduos hospitalares esparramados no local não foram gerados pela UBS, que está em reforma. Caso está sendo apurado

UbsNovoAmparoDPA Secretaria Municipal de Saúde registrou na manhã de hoje (9) um Boletim de Ocorrência (B.O.) na 10º SDP de Londrina relativo ao arrombamento da guarda de resíduos e surgimento de lixo de origem desconhecida na Unidade Básica de Saúde do Moema/Novo Amparo.

Conforme a Secretaria de Saúde, profissionais da Vigilância Sanitária foram encaminhados à UBS para realizar uma inspeção na área onde fica depositado o lixo hospitalar.

 

No local, que passa por reformas, foi detectado um arrombamento dos cadeados das portas da guarda de resíduos e a existência de lixo e outros objetos hospitalares espalhados, como agulhas e frascos de medicamentos, de procedência desconhecida, uma vez que não havia ninguém no local no momento da ação. Antes do início das reformas, a equipe da UBS retirou todos os resíduos inservíveis, lixo comum e outros objetos encontrados. Todos os materiais hospitalares foram recolhidos pela empresa contratada pelo município e responsável pelos resíduos hospitalares.

 

“Os resíduos orgânicos e hospitalares foram recolhidos antes da reforma, restando apenas um saco plástico preto com material reciclável dentro da guarda de resíduos. Porém, hoje a porta deste abrigo de lixo estava arrombada e o lixo reciclável estava espalhado. Junto dele, foram encontrados também outros resíduos. A coordenação da UBS fez um boletim de ocorrência devido ao arrombamento e agora está apurando os fatos”, esclareceu a diretora-geral da Secretaria Municipal de Saúde, Suzana Verlingue.

 

A Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) encaminhou ainda pela manhã uma equipe para realizar a limpeza do local e retirada do lixo. 

Foto: arquivo

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos