CMEI Abdias do Nascimento homenageia o goleiro Neneca, ex-LEC, em Semana Cultural
Neste ano, a instituição faz tributo ao ex-goleiro londrinense Hélio Miguel, o famoso “Neneca", ídolo do Tubarão

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Abdias do Nascimento promove, de segunda (20) a sexta-feira (24), a IX Semana Cultural que, neste ano, irá prestar homenagens ao ex-goleiro londrinense Hélio Miguel, o “Neneca”. A iniciativa foi elaborada a fim de homenagear personalidades negras, além de fazer alusão ao Dia da Consciência Negra.

A cerimônia de abertura irá ocorrer na próxima segunda, às 17h, e, a partir da terça (21), a comunidade de Londrina poderá prestigiar os trabalhos, realizados durante o ano, das 65 crianças das turmas de C1 e C3, de 1 a 4 anos.
Ao longo da Semana, as crianças mostram, de forma lúdica, maquetes da casa e campo de futebol, livros e outros trabalhos desenvolvidos durante o ano todo e que representam uma viagem na vida de Neneca, iniciando por sua infância e acompanhando as suas lutas e vitórias.
O londrinense Hélio Miguel nasceu em 1948, em Londrina, e é conhecido por ser um dos maiores goleiros do Londrina Esporte Clube (LEC), ídolo do famoso Tubarão e campeão brasileiro da Série A com o Guarani (SP), em 1978. Neneca iniciou sua carreira no ainda São Paulo de Londrina e, devido a excelente campanha, passou por diversos clubes brasileiros.
Em 1981, o esportista voltou à Londrina e se tornou campeão paranaense pelo Tubarão em 1981. Após passar por outros clubes, encerrou, em 1986, a sua carreira no LEC. Contudo, Miguel continuou trabalhando como preparador de goleiros no Londrina e em outros times até que, em 2015, após lutar contra um mieloma múltiplo, ele faleceu aos 67 anos.

Hoje, seu legado é mantido pelo seu filho Hélio Miguel Júnior, de 19 anos, que carrega o mesmo nome, o apelido Neneca e também a posição de goleiro do pai no LEC. O jovem goleiro visitou, na manhã desta sexta (17), as crianças da instituição acompanhado de sua família. Durante o tempo em que esteve lá, as crianças escutaram relatos e memórias do saudoso Neneca.
De acordo com a diretora do CMEI, Simone Cristina de Farias Cavalin, Neneca foi escolhido como o homenageado desta edição da Semana Cultural devido às histórias escutadas sobre o ex-goleiro, embasadas pela solidariedade, e devido a gratidão dos moradores para com o ídolo.

Ela ainda conta sobre como foi o processo para que a homenagem fosse concebida. “As professoras pesquisaram a vida do Neneca e trouxeram elementos importantes da vida dele para as crianças, tanto da vida profissional, como pessoal. Eles tiveram acesso a itens pessoais do Neneca, fornecidos pela família, foram até o campo de futebol que ele começou a jogar no bairro e também visitaram a casa em que ele morou. A partir dessas vivências, as crianças construíram um livro sobre a história dele, maquetes da casa e campo de futebol, entre outros trabalhos que estarão expostos na Semana Cultural” finalizou a diretora.
Personalidades de outras edições – A atividade desenvolvida durante o ano todo com as crianças busca, de acordo com a diretora, fazer com que os alunos entendam sobre a importância de personalidades negras dentro da sociedade e conheçam suas lutas e conquistas.
Em edições anteriores, o CMEI homenageou o escritor, ativista pelos direitos humanos das populações negras brasileiras e patrono da unidade escolar, Abdias do Nascimento; o artista plástico Arthur Bispo do Rosário; o fotógrafo Walter Ney; a escritora Carolina Maria de Jesus; a fotógrafa Angelica Dass; e o doutor, que foi cidadão honorário de Londrina, advogado e professor que lutou por causas sociais, Oscar do Nascimento.
Texto: Luiza Arlindo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina