Cidadão

Escolas e CMEIs iniciam Semana da Avaliação de Gestores Escolares 

Formulários podem ser preenchidos até sábado (25) pelos pais, professores e funcionários das unidades da rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza, de hoje (20) até sexta-feira (25), a Semana da Avaliação de Gestores Escolares. Nesse período, os pais e familiares dos alunos matriculados em escolas municipais ou Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) terão a oportunidade de preencher um questionário on-line com questões referentes aos gestores. Os professores e funcionários da unidades escolares também participam, avaliando diretores, diretores auxiliares e coordenadores pedagógicos.

Cada uma das 121 escolas municipais e CMEIs possui links personalizados, que foram encaminhados às famílias dos alunos e equipe de professores e funcionários nesta segunda-feira (20), para que sejam preenchidos dentro do prazo. E mesmo que uma família tenha mais de uma criança matriculada na mesma unidade, essa avaliação é feita somente uma vez.

A avaliação de gestores está prevista no decreto n° 725 de 2022, que regulamentou o processo de escolha de diretores e coordenadores pedagógicos. Esse decreto estipula que os gestores escolares, selecionados mediante escolha por critério técnico de mérito e desempenho e consulta à comunidade escolar, deverão ser acompanhados e avaliados no desempenho de suas funções ao longo de todo o mandato.

Por isso, para atender à legislação, as famílias dos estudantes têm esse questionário para avaliar a unidade escolar e os processos escolares, que são de responsabilidade do diretor e diretor auxiliar. Outros questionários são direcionados às equipes das unidades, ou seja, professores e funcionários. Estes avaliarão os diretores, diretores auxiliares e coordenadores pedagógicos.

Para a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, essas avaliações vão permitir a identificação de pontos a serem melhorados no âmbito da gestão escolar. “Essa é uma importante oportunidade de pensarmos a escola e como podemos melhorar a atuação de suas lideranças escolares e pedagógicas”, disse.

Segundo a gerente de Formação Continuada da SME, Viviane Perez, o formulário referente aos diretores e seus auxiliares inclui questões sobre a dimensão pedagógica, administrativa, financeira e de relacionamento interpessoal. “Para coordenadores, a avaliação compreende a dimensão pedagógica e relações, sobre os atendimentos às pessoas e às necessidades que os professores têm, pois é o coordenador que dá atendimento ao professor de forma direta”, comentou.

Perez reforçou que, além de cumprir o que estabelece a legislação, a avaliação de gestores escolares também deve contribuir para aprimorar e qualificar a rede municipal de ensino. “Após esse período para preenchimento e envio das respostas, a SME vai tabular as informações e trabalhar com esses dados. A expectativa é que os diretores recebam um feedback sobre os resultados no início do ano que vem. Essas informações vão servir para direcionar nosso planejamento, seja em termos de formação ou de encaminhamentos junto à escola”, explicou.

E a autoria das respostas serão mantidas em sigilo, de forma a garantir o anonimato. “O intuito dessas avaliações não é identificar quem encaminhou, e sim contribuir com a melhoria do trabalho da SME e das escolas. Os links foram encaminhados hoje, sendo um para pais e famílias, e outros para professores e funcionários. Cada unidade tem o seu link, por isso é importante que as famílias entrem em contato com a escola, caso não tenham recebido o seu, e solicitem para participar dessa avaliação”, frisou a gerente de Formação Continuada.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos