Cidadão

Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres realiza eleição complementar

O processo eleitoral visa preencher vagas disponíveis em quatro segmentos, para definir novos conselheiros do mandato em vigor até 2026

O Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) terá novas eleições complementares para preencher vagas existentes no mandato 2022 – 2026. Por meio desse processo, serão definidos os representantes de quatro segmentos com cadeira no conselho: movimento estudantil; organizações de povos ou comunidades indígenas; movimento de mulheres lésbicas, bissexuais, transexuais ou travestis; organizações representativas das Pessoas com Deficiência (PCD).

O prazo para que as entidades e organizações que se enquadram nos segmentos indicados façam sua candidatura ficará aberto até 1º de dezembro. As inscrições podem ser feitas via e-mail, encaminhando a documentação obrigatória para o e-mail cmdm.londrina@yahoo.com, ou presencialmente, na sede do CMDM, de segunda a sexta-feira. O horário de funcionamento é das 12h às 18h, e o endereço é Rua Valparaíso, s/n, Jardim Guanabara.

Após divulgação das inscrições homologadas, haverá a eleição para escolha de novos conselheiros, titulares ou suplentes. A eleição será realizada no dia 12 de dezembro, a partir das 16h, no auditório da Prefeitura de Londrina, localizado na Avenida Duque de Caxias, 635, 2º andar.

A votação para selecionar os novos membros do CMDM será realizada durante reunião ordinária do Conselho, em que participam e votam os atuais conselheiros. É obrigatório que os candidatos inscritos e homologados compareçam à atividade.

Presidente do Conselho, Sueli Galhardi. Foto: Emerson Dias / NCom

De acordo com a presidente do CMDM, Sueli Galhardi, esta será a segunda eleição complementar realizada para preencher vagas do mandato corrente. “Já tivemos uma eleição complementar com esse objetivo, pois entendemos a importância de termos todos os segmentos previstos em lei presentes nas discussões sobre as políticas dos direitos das mulheres e, também, mantermos a paridade entre as entidades governamentais e da sociedade civil. Porém, na primeira tentativa, infelizmente não tivemos candidaturas do movimento estudantil e de organizações de povos ou comunidades indígenas. Além disso, a candidata inscrita pelo movimento de mulheres lésbicas, bissexuais, transexuais ou travestis não compareceu à eleição, sendo, conforme o edital de convocação, desclassificada. Desta forma, a plenária do CMDM deliberou abrir novamente esse processo eleitoral para a sociedade civil, entendendo a importância da participação dos segmentos em vacância nos seus pertencimentos sociais e suas demandas específicas nas suas diversidades”, enfatizou.

O edital completo foi publicado no Portal da Prefeitura, e está disponível na página do CMDM e na edição n° 5.044 do Jornal Oficial do Município.

A secretária do CMDM, Fernanda Serenário, enfatizou que, para concorrer às vagas sobressalentes, a entidade ou organização deve ter, no mínimo, um ano de funcionamento em Londrina, enquadrar-se em um dos segmentos disponíveis e apresentar toda a documentação obrigatória dentro do prazo estabelecido no edital. “As vagas são das entidades, que indicam seus representantes por meio de ofício, por isso pedimos como documento de inscrição um ofício assinado pelo representante legal da entidade. E no ato da nomeação, a pessoa eleita deverá, ainda, apresentar as certidões negativas exigidas pela Lei Orgânica do Município (LOM): certidão de quitação eleitoral e certidão original de antecedentes criminais. Ambas podem ser solicitadas on-line e sem custos”, acrescentou.

Em caso de dúvidas sobre os trâmites da eleição complementar do CMDM, os interessados podem entrar em contato com o Conselho pelo telefone (43) 3378-0119, das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira, ou pelo e-mail cmdm.londrina@yahoo.com.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos