Saúde inicia Semana de Aleitamento Materno

As atividades serão desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e visam estimular a amamentação
Começaram hoje (1°) os debates sobre a importância da amamentação para a saúde de mães e filhos. A abertura oficial da Semana Mundial de Aleitamento Materno foi realizada na Associação Médica de Londrina e contou com representantes de entidades ligadas ao Comitê Municipal de Aleitamento Materno (Calma).
De acordo com a organizadora do evento, Lilian Consolin Poli de Castro, hoje é um dia muito importante para falar sobre amamentação dado o aniversário do Calma. “O comitê de aleitamento completa hoje 20 anos e também completamos seis anos que foi implantado no município a licença maternidade de seis meses. Isso precisa ser comemorado, porque muitas políticas públicas e programas desenvolvidos em Londrina foram utilizados para a implantação de ações em nível nacional e são consideradas um marco na área da saúde, como é o caso da Rede Amamenta e Alimenta Brasil, que é desenvolvido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e nasceu de uma iniciativa aqui do Calma”, explicou.
O secretário de Saúde, Mohamad El Kadri, também lembrou o pioneirismo do comitê na cidade e no Brasil. “Gostaria de agradecer a Maria do Socorro Monteiro de Oliveira, servidora da universidade, que esteve à frente do departamento de Vigilância em Saúde do Município, de 1993 a 1996, e que foi a mentora do Calma. O comitê foi criado em 1994 e legalizado em 1995. E, temos que dar parabéns porque se mantém até hoje com o objetivo de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.”
O Comitê interinstitucional e multissetorial foi o primeiro a ser criado no Brasil, em âmbito municipal. Ele é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde de Londrina e fazem parte dele a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Políticas para as Mulheres, Associação Médica de Londrina, Unifil, Hospital Mater Dei, Hospital Infantil, Universidade Estadual de Londrina, Hospital Evangélico, Hospital Araucária, Unopar, 17ª Regional de Saúde, Pastoral da Criança, Instituto Federal do Paraná, Unimed, Deleite, Secretaria Municipal de Saúde Cambé e a Secretaria Municipal de Rolândia.
Programação
Durante a semana, serão desenvolvidas atividades como rodas de conversa sobre aleitamento, oficinas de estímulo, doação de leite materno, ação “Sou doadora de vida”, conversa com grupos de gestantes, divulgação de panfletos, de painéis sobre a temática e capacitação de profissionais da saúde que lidam com o aleitamento materno.
Divulgação com panfletos e folders – do dia 1º ao dia 8 de agosto, nos grupos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família 1 (NASF), na UBS Itapoã, Armindo Guazzi, na igreja e clube de mães da UBS Marabá, UBS Vila Ricardo, Fraternidade, Jardim do Sol, Santiago, Cabo Frio, Leonor, Central, e na Vila Brasil.
Roda de Conversa com o grupo de idosos – dia 5 de agosto, às 14h, no Centro de Convivência do Idoso da região oeste, na rua Serra Pedra Selada, 111, Jardim Bandeirantes.
Conversa com grupo de gestante – dia 6 de agosto, às 14h, na Igreja São Lourenço e dia 7 de agosto, às 15h30, na UBS Guanabara.
Chá da Tarde com as gestantes – dia 6 de agosto, às 13h30, na UBS Casoni.
Oficina de Estímulo do Aleitamento Materno na Educação Infantil – dia 8 de agosto, às 14h, na Associação Médica de Londrina.
Mamaço: ação de doação de leite materno junto com o evento “Sou doadora de vida” – dia 16 de agosto, às 9h, na Concha Acústica, que fica na rua Maestro Egídio C. do Amaral.
Roda de conversa com grupos de mulheres – promovida pela Unimed Londrina, do dia 7 de agosto ao dia 15 de agosto, das 16h30 às 18h30, na Ciranda Música Literatura e Brinquedos.
Manejo clínico para profissionais de saúde – no dia primeiro de agosto, das 18h30 às 22h30 e sábado (2), das 8h às 17h, na Unopar Piza.
Distribuição de camisetas e botons sobre aleitamento – Hospital Evangélico de Londrina, do dia primeiro ao dia 7 de agosto.
Exposição de Cartazes – na unidade de coleta, aleitamento e orientação da Prefeitura de Rolândia, do dia 4 a 8 de agosto, no hall da Prefeitura de Rolândia.
Ações nas Unidades Básica de Saúde
UBS Itapoã – roda de conversa, na sexta-feira (1º).
UBS Pindorama – grupo de conversa com as gestantes, dia 7 de agosto, às 14h, na igreja Católica do Pind.
UBS Santiago – painel com foto de aleitamento de mães da área de abrangência, dia 6 de agosto, das 7h às 19h.
UBS Armindo Guazzi – roda de conversa com gestantes, dia 4 de agosto, às 14h, na igreja Santa Izabel ou na igreja São Luiz Gonzaga (a definir).
UBS Marabá – roda de conversa com mães que realizam puericultura, dia 6 de agosto, às 8h, no clube das mães.
UBS Alvorada – roda de conversa com os grupos da unidade de saúde, do dia 1º ao dia 8 de agosto, das 8h às 17h.
UBS Bandeirantes – roda de conversa e painel informativo, do dia 1º ao dia 7 de agosto.
UBS Panissa – roda de conversa, do dia 1º ao dia 8 de agosto.
UBS Tókio – roda de conversa e painel informativo, do dia 1º de agosto ao dia 8 de agosto, às 13h30.
Fotos: N.Com




