Cidadão

Londrina sedia 1º Fórum Norte Paranaense de Gestão de Resíduos Sólidos

Evento reunirá diversos profissionais do setor público e da iniciativa privada, para tratar de temas como a transição energética e a reciclagem

Nesta quinta-feira (23), das 8h às 18h30, será realizado o 1º Fórum Norte Paranaense em Gestão de Resíduos Sólidos, no auditório da Unopar/Anhanguera – Unidade Catuaí. Organizado pela Associação Norte Paranaense dos Engenheiros Ambientais (Anpea), o evento conta com apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema).

As inscrições para a atividade já estão encerradas e, no total, 280 pessoas se registraram. Entre os participantes, estão representantes do poder público, como secretários municipais, agentes ambientais, supervisores e fiscais; estudantes de diversos cursos; e o público em geral, incluindo engenheiros ambientais, engenheiros civis, empresários, advogados, geógrafos e professores. A programação inclui palestras, compartilhamento de experiências e apresentações de boas práticas por parte de empresas e organizações (veja a agenda completa abaixo).

Divulgação

Segundo o presidente da Anpea, Marcos Rodrigues, além de promover a discussão sobre a gestão de resíduos, o Fórum também visa divulgar a destinação de recursos, por parte da Itaipu Binacional, para projetos de cunho social e ambiental desenvolvidos por municípios paranaenses.

“Também é uma forma de a Anpea divulgar o seu trabalho para as cidades da região, pois vamos realizar diversas ações nos próximos anos e pretendemos estreitar esses laços”, disse.

Rodrigues salientou, ainda, que o evento pretende reunir profissionais do poder público e do setor privado para fomentar, em Londrina e região, o debate sobre temas como a transição energética e a reciclagem.

“Hoje em dia não é mais aceitável simplesmente descartar os resíduos em qualquer lugar. Tudo pode ser reaproveitado, e já existem tecnologias para reaproveitar tanto os resíduos recicláveis quanto os resíduos orgânicos, e até mesmo os resíduos perigosos. Quando uma sociedade aproveita melhor os seus resíduos, ela passa a gerar menos impacto para o meio ambiente, criando mais empregos e fazendo com que a economia circular se torne outro pilar de ações sustentáveis”, frisou.

A geógrafa da Sema, Mariza Pissinati, destacou que o Fórum é uma excelente oportunidade para a troca de informações e de experiências. “É um evento que promove a capacitação mútua e a atualização entre os profissionais que trabalham diariamente na gestão de resíduos sólidos. Sempre se tem algo a ensinar e a aprender, e essas informações e orientações são aplicadas no aprimoramento da gestão de resíduos sólidos”, sublinhou.

Programação

Período da manhã:

8h – Credenciamento

8h30 – Palestra de abertura com Cesar Avila – Palestra “Experiência pioneira em Concessões de Limpeza Urbana”

9h30 – Boas práticas de Gestão de Resíduos Sólidos:

-Boulevard Londrina Shopping – Gessica Fernandes Almeida

-Logística Reversa – Marco Ortega – Catador Eletrônico

10h15 – Coffee break

10h45 – Engenheiro Ambiental Rodrigo Becegato – Experiências do Consórcio CICA

11h15 – Anderson Duranti – Geo Biogás & Tech

12h – Almoço

Período da tarde:

13h – Giovane Rosa, Gás orgânico – Transição energética com biogás e biometano

14h – Renato Sant’anna GAEMA – Resultados da Operação Percola II

14h45 – Daniela Ferreira da Mota – Panorama da Gestão de Resíduos Sólidos no Brasil

15h30 – Panorama das associações e cooperativas de catadores de materiais reciclados

16h – Coffee break

16h30 – Experiências do R20 – Cases de sucesso de municípios:

Alexandre Blaut – Lunardelli -PR

Fernanda Anklam – Sabáudia-PR

17h15 – Valquíria Oliveira de Castro – PTI Itaipu

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos